RIO NEGRINHO. Uma cerimônia às 09h desta terça-feira (23) vai marcar formalmente o início dos serviços de tomografia e raio-x digital na Fundação Hospitalar. O encontro acontecerá no Centro de Diagnóstico por Imagem, um setor dentro do próprio hospital.
O evento é uma formalização da realização dos exames, pois a tomografia até então estava sendo realizada em pacientes internados e atendidos pelo pronto socorro.
De acordo com a administração do hospital, com a liberação do alvará necessário, agora o exame será realizado também em quem apresentar uma solicitação médica ambulatorial, mas isso somente a partir do momento em que forem formalizados os convênios necessários.
Com relação ao raio-x, o aparelho é agora digital, mais moderno e preciso e continuará a atender pacientes internos e externos. Ou seja, quem tem por exemplo, uma requisição do médico do posto de saúde, pode realizar o exame no hospital.
SOBRE O TOMÓGRAFO
A tomografia é uma espécie de raio-x que “enxerga” em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo.
De resultado rápido, está disponível para o diagnóstico de lesões ortopédicas e na investigação de doenças, como câncer e AVC. Embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias também são identificados.
SOBRE O RAIO X
“Um dos principais ganhos é com relação à qualidade da imagem, facilitando com isso o diagnóstico médico”, frisou o diretor Claudio Marmentini.
“Conseguimos integrar as imagens ao PACs, programa para divulgação e tratamento das imagens, onde os profissionais podem acessar a imagem diretamente em seus consultórios, agilizando o diagnóstico do paciente”, explicou.
Para receber tanto o tomógrafo quanto o raio-x digital, foram realizadas adequações físicas em várias salas, deixando-as de acordo com a legislação vigente, além da ampliação do espaço do Centro de Imagem para instalação do tomógrafo.
“Realizamos, também a adequação do espaço físico para instalação da CME – Central de Materiais Esterilizados”, contou Caren Solanho Rumpf, assessora técnica do Instituto Santé.
O total de investimentos, considerando ampliação, reforma e equipamentos, ficou próximo de R$ 1,7 milhão.