RIO NEGRINHO. Quem passou pelo centro da cidade na manhã deste sábado (13) em frente à Igreja Matriz Santo Antônio e parou no espaço montado para a campanha Bombeiro Noel se deparou com dois animais diferentes que chamaram muito a atenção.
Eram a Kira, uma cobra fêmea de Jiiboia Argentina – Boa Constrictor Occidentalis – e uma aranha caranguejeira.
Os animais silvestres, conforme o bombeiro comunitário Stanley Viliczinski, fazem parte de um projeto de Educação Ambiental realizado há mais de 20 anos em Rio Negrinho e região.
Viliczinski é também especialista em animais peçonhentos e cursa faculdade de Medicina Veterinária na Unisociesc em São Bento do Sul e um dos idealizadores do projeto de Educação Ambiental dos Bombeiros.
“A Kira é minha, está devidamente legalizada e é oriunda do Criatório Jibóias Brasil. Além dela tenho uma jibóia amazônica e ainda uma coruja, que uso no projeto. Já a aranha caranguejeira é de um resgate que fizemos. Ela veio machucada, a gente atendeu, cuidou e agora está pronta para voltar para a natureza. Ainda vai demorar um pouquinho só porque por enquanto não sabe caçar sozinha e por isso recebe alimento”.
SEM RISCOS AOS HUMANOS
Stanley explicou ainda que nenhum dos animais oferece risco aos seres humanos e por isso são usados no projeto que tem o objetivo de fazer com que as pessoas conheçam, interajam e principalmente protejam mais a natureza.
Questionado, o especialista explicou também que a aranha não é uma tarântula, pois esta é uma definição americana para as aranhas grandes.
“O nome correto aqui no Brasil é caranguejeira mesmo”.
Além de demonstrações em ações promovidas pelos bombeiros, o projeto – juntamente com os animais – é levado para empresas e escolas da região.
“Sempre é falado um pouco sobre a nossa fauna local e também permitimos que o público interaja com esses animais, porque são mansos mesmo”.
Stanley, que já fez vários trabalhos também para outras instituições, participará neste final de semana como um dos instrutores do projeto “Protetores Ambientais”, realizado pela Polícia Militar Ambiental de Canoinhas , que acontecerá em Três Barras.
Quem desejar saber mais sobre o projeto pode entrar em contato com os bombeiros pelo 36470533.