REGIÃO . A Universidade de Cambridge, a segunda mais antiga em língua inglesa do mundo, atrás apenas de Oxford, e também uma das mais conceituadas do mundo, contará no próximo ano com a presença de uma jovem que estudou na Escola Municipal Menino Jesus e na Escola Estadual Jorge Zipperer, em Rio Negrinho.
Ela é Layza Stoeberl, filha de Abel Stoeberl, dono da Bellos Eventos, de Rio Negrinho. A jovem está cursando o último ano do ensino médio no Colégio da Univille, em São Bento do Sul e foi contemplada com uma bolsa de estudos para realizar um curso de verão – de Medicina – na universidade inglesa.
Ao Nossas Notícias ela falou sobre a preparação e a alegria de ter sua redação entre as melhores do mundo além da expectativa de cursar um período, mesmo que pequeno, na famosa faculdade.
“Ao longo desse ano pesquisei sobre universidades e então encontrei essa oportunidade, de um curso de verão na Universidade de Cambridge, de duas semanas”, revelou a nossa reportagem.
“Existem diversos cursos para se inscrever e eles estão disponíveis para todos. Como o valor do curso é alto, me inscrevi no Immerse Essay Competition que fornecia bolsas de 20 a 100%”, contou ainda. A iniciativa tem o objetivo de premiar estudantes que tenham entre 13 e 18 anos e que estejam na escola.
Segundo a jovem, cada curso tem um tema específico e para a seleção era preciso escrever em inglês um ensaio composto por 500 palavras.
“Depois de um mês do envio da Essay, recebi o resultado sendo contemplada com 50% de bolsa e classificada entre as melhores do mundo, pois milhares de redações foram recebidas”, comemora.
“O que me motivou a escrever foram as seguintes palavras ‘Só há 500 palavras entre você e a Cambridge’ e com isso eu aprendi a amar a escrita, mudando totalmente a minha perspectiva de mundo”, comenta ainda a estudante.
O programa acontece no período entre julho e agosto de 2022. Além das aulas e atividades relacionadas aos cursos, que custam mais de 4 mil libras, os participantes têm direito à acomodação, alimentação e todo o suporte necessário durante a estadia.
Os programas “imersivos” de verão oferecem cursos intensivos de duas semanas em várias áreas de estudo. Esse tipo de programa é focado em quem sonha em fazer faculdade fora do Brasil, mas ainda não tem certeza se é isso mesmo que deseja.
Eles são destinados a jovens que tenham entre 13 e 18 anos e projetados para serem acessíveis a estudantes do ensino médio do mundo todo. O objetivo do programa é proporcionar um importante insight para as futuras atividades acadêmicas dos participantes.
Composto por diferentes atividades extracurriculares, o programa oferece aos participantes a possibilidade de conhecer a vida universitária de Cambridge. Durante as duas semanas de curso, os alunos ficam em residências dentro do campus universitário
E a experiência no velho continente deverá servir para inspirar Layza a decidir seu futuro profissional.
“Depois dessa experiência pretendo me inscrever em outras faculdades aqui no Brasil, pois meu sonho é fazer odontologia”, adianta.