SÃO BENTO DO SUL. Jovens de 12 a 17 anos com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) ou com as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde como prioritárias devem comparecer ao Centro de Vigilância à Saúde (CVS) de São Bento do Sul a partir de segunda-feira (13), para marcar a data e horário da aplicação da vacina contra a Covid-19. É necessário apresentar a autorização assinada pelos pais e a declaração médica que comprove a comorbidade.
O Ministério da Saúde incluiu nesta fase, apenas algumas comorbidades para receber a vacina. São elas:
* Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);
* Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);
* Cardiopatias congênitas e adquiridas;
* Doença hepática crônica;
* Doença renal crônica;
* Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);
* Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);
* Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);
* Obesidade grave (IMC: escore z>+3);
* Síndrome de down.
Conforme a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Jantsch Sestren, o cadastro online é necessário para realizar uma busca do quantitativo de jovens nesta faixa etária. Com isso, o município tem conhecimento de quantas doses são necessárias para vacinar a população e realiza o cronograma da imunização.
“Os jovens desta faixa etária com as comorbidades ou deficiência permanente devem ir ao CVS para apresentar a documentação necessária e agendar a vacina. Já os jovens que não se enquadram neste grupo prioritário devem fazer o cadastro pelo site e aguardar que, conforme o município receber as doses, a secretaria estará atualizando a data e horário da aplicação da dose no site vacina.saobentodosul.sc.gov.br”, comentou.
Com relação à declaração do médico, esta poderá ser um receituário médico explicando a comorbidade e autorizando o paciente a tomar a vacina contra a Covid-19. Já sobre a autorização dos pais, estes não necessitam estar juntos, uma vez que o jovem deverá apresentar o documento assinado pelos mesmos.