Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Rio-negrinhense é empossada Delegada do Conselho Regional de Biomedicina

RIO NEGRINHO. A biomédica rio-negrinhense Adiajnye Leslye foi empossada Delegada do Conselho Regional de Biomedicina na Comarca da região, que inclui Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre.

Adiajnye é também microbiologista, patologista clínica e proprietária do laboratório Proll Vida ( com unidades em Campo Alegre e em anexo ao Hospital de Rio Negrinho).

A especialista ainda é professora da graduação em Biomedicina da Unisociesc em São Bento do Sul e foi na universidade que junto a alunos e professores foi novamente conduzida ao cargo, em cerimônia realizada por Renato Minozzo e Flavia Prust, respectivamente presidente e secretária executiva do Conselho Regional de Biomedicina, que abrange Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os conselheiros estiveram na região na última semana e à reportagem do Nossas Notícias destacaram os motivos da escolha de Adiajnye para o cargo.

“Ela é uma pessoa que tem grande influência junto às demais além de ter credibilidade e desejar melhorar e ajudar a profissão”.

“Posso contar com muito orgulho que posso contribuir com a profissão sendo empossada delegada desta comarca. A intenção é lembrar as cidades aqui da região que o Biomédico também pode ser incluso em concursos e seletivos. Como delegada posso ainda ajudar os profissionais, esclarecendo dúvidas e criando uma ponte para com as ações da profissão e Conselho”, declarou Adiajnye.

No dia 03 de Setembro foi comemorado o dia do reconhecimento da profissão Biomedicina.

O que faz um biomédico, conforme Adiajnye

A Biomedicina é considerada uma profissão promissora. Está presente em mais de 20 países, e tem se destacado em muitas áreas. A classe conta com conselhos reguladores, assim como o médico responde ao Conselho Regional de Medicina (CRM), ou mesmo a enfermagem, que responde ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN), a biomedicina, conta com o Conselho Regional de Biomedicina (CRBM da 5° região no caso de Rio Grande do Sul e Santa Catarina).


Atualmente contabiliza aproximados 50 mil profissionais, e ano após ano, mais profissionais se formando.
No Brasil, em São Paulo e Rio de Janeiro a profissão surgiu na década de 60, considerada nova. Passou por alguns processos de modificações curriculares, ganhando mais campos de atuação, até que então em 1979, foi regulamentada como profissão e reconhecida sob a lei 6684 para as devidas atuações profissionais.


O primeiro objetivo da profissão Biomédico foi a formação de profissionais que atuassem voltados à sala de aula (docência), como profissionais especializados nas disciplinas base no conhecimento de Medicina e Odontologia, para tanto, a profissão precisaria estar ancorada na pesquisa científica, e assim, o fez.


A Biomedicina ganha diferentes enfoques pelo mundo. Países como a Inglaterra, tem a Biomedicina como a base das pesquisas, se tornando uma das profissões mais respeitadas. Mundo a fora, pode ser identificada como “Biociências”, “Laboratório Medico e Tecnologia” ou ainda “Biomedical Science”.


Embora se observe a profissão com esses diferentes destaques, é no Brasil que o Biomédico tem mais opções de áreas de atuação.

O profissional, tem opções de atuar com:

• acupuntura, análises ambientais, análises de alimentos, analises clínicas, auditorias de saúde, banco de sangue, biologia molecular, estética, na leitura de exames de citologia, que é caso de preventivos femininos (por exemplo);

• também como pesquisador direcionando para as áreas de biofísica, embriologia, fisiologia, histologia humana, patologia, psicobiologia, virologia, genética (e um caso recente a ser reconhecido, é o da Biomédica Brasileira, Jaqueline Goes de Jesus que coordenou a equipe nad pesquisas de PCR do COVID no Brasil)

• ainda no desenvolvimento de medicações, como área de farmacologia

• atua como biomédico especializado em fisiologia do esporte

• nas áreas de gestão em saúde, informática de saúde, sanitarista, saúde pública, toxicologia, ou imagem, no caso de ultrassonografia, ou ainda radiologia

• pode atuar nas pesquisas e desenvolvimento de vacinas, no caso da imunologia, ou ainda, microbiologia, parasitologia, hematologia que estão englobadas na própria patologia clínica

• no monitoramento neurofisiológico transoperatório, perfusão extracorpórea, nos casos de cirurgias delicadas, e também pode estar nas áreas de reprodução humana

• Pode atuar nas pesquisas e desenvolvimento de vacinas, no caso da imunologia, ou ainda, microbiologia, parasitologia, hematologia que estão englobadas na própria patologia clínica. Pode atuar no monitoramento neurofisiológico transoperatório, perfusão extracorpórea, nos casos de cirurgias delicadas, e também pode estar nas áreas de reprodução humana

“A profissão não se limita! Mais recentemente conversando com um advogado que cursava biomedicina, ele contou que projetava sua área de atuação voltada a montar processos da área da saúde.


A biomedicina está crescendo cada dia mais, e possibilita explorar áreas diferentes. Para quem busca uma área que possa abraçar vários campos de atuação, aqui está a profissão.

O biomédico sai com a primeira habilitação e pode ir em busca de quantas mais quiser.


Detalhe importante a ser lembrado é que o biomédico está em toda linha de pesquisa, entende e pratica muitas coisas na área da saúde, inclusive ganha título de Doutor quando formado e regulamentado.

Mas, é uma profissão que não pode clinicar, ou seja, consulta médica, é exclusiva de médicos. O biomédico compreende todos mecanismos de doenças. É uma profissão que complementa no diagnóstico. Nossa região tem ótimas opções de cursos de Biomedicina!”, destacou a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *