RIO NEGRINHO. Para sensibilizar os tabagistas a reduzir e, preferencialmente, eliminar o fumo, o Sesi desenvolveu um programa que já vem comprovando a sua eficácia. O projeto, realizado na Sólida Brasil Madeiras de Rio Negrinho, conseguiu efeitos muito positivos. Dos 40 fumantes que haviam na empresa, 22 deixaram de fumar e os demais reduziram significativamente o consumo de cigarro.
Para chegar a esse resultado, o programa contempla atividades de conscientização e acompanhamento do estado de saúde de cada participante. As ações são desenvolvidas por enfermeira e psicóloga, com acompanhamento do médico do trabalho da empresa.
“Mostramos o quanto a qualidade de vida pode melhorar sem o tabagismo e oferecemos todo o suporte necessário para a pessoa se manter afastada do vício”, informa Francine Beyer Baumel, supervisora de saúde do Sesi Planalto Norte.
Com a realização do programa, a Sólida Brasil Madeiras conseguiu eliminar a prática do tabagismo dentro da empresa. Para os poucos fumantes que restaram, foi instalado um fumódromo na área externa, em local seguro, que pode ser usado apenas nos intervalos das refeições.
“Tivemos ganhos muito importantes, principalmente na saúde e qualidade de vida dos funcionários, e também na produtividade”, destaca Noelia Dias Dourado, coordenadora de saúde, segurança e meio ambiente.