RIO NEGRINHO. Integrantes do Núcleo de Meio Ambiente da Acirne realizaram uma visita técnica na Hera Sul na tarde desta sexta-feira (20). A atividade fez parte da programação da Semana dos Núcleos e contou com a participação de Casciane Antunes e de Júnior Sobczak, respectivamente presidente e consultor da Associação. A reportagem do Nossas Notícias também acompanhou a ação.
Com mais de 30 anos no mercado, a Hera Sul é uma multinacional especializada em aplicar técnicas de engenharia nas áreas de valorização, tratamento e disposição final de resíduos sólidos, tratamento de efluentes líquidos e tratamento e disposição final de resíduos de saúde. Na unidade de Rio Negrinho, a empresa mantém uma central de tratamento de resíduos com tecnologias de aterro , incineração , autoclave e triagem de resíduos.
Na apresentação, os técnicos da Hera apresentaram vários dados e detalhes de suas operações, destacando também as ações pela preservação do meio ambiente e de interação com a comunidade, através de várias iniciativas, que mais recentemente incluíram a adoção de uma praça e de um ponto de ônibus do bairro São Pedro, onde a empresa está sediada.
Além de ouvir as explicações, o grupo da Acirne também fez uma visita de campo na empresa, conhecendo in loco todas as áreas e processos do tratamento e destinação de resíduos. A atividade foi avaliada positivamente pelos especialistas.
“Sem dúvidas foi uma visita muito elucidativa, conhecemos todo o processo deles e todos os cuidados que eles tem com o meio ambiente, para evitar a contaminação e toda a preocupação e cuidado com a comunidade em si. A Hera Sul é uma empresa toda preocupada com a área social e com a área ambiental! Realmente eles estão fazendo um trabalho muito seguro, muito bonito. Depois de vir visitar, a gente acaba ficando mais tranquilo de enviar o nosso resíduo para cá”, destacou Cilmara Schauer, engenharia química da CVG (Companhia Volta Grande de Papel ).
“Já estou na quarta visita na Hera Sul e cada vez que venho aqui percebo que a empresa adotou novas tecnologias e novas formas de tratamento dos resíduos sólidos. É muito bom a gente ver como são tratados esses resíduos e as novas tecnologias que vem sendo incluídas nesse processo de tratamento”, enfatizou João Vitor Matias Daufenback, engenheiro florestal e especialista em Georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos. João Vitor é um dos profissionais que atua na Murara Engenharia.
Para a coordenadora do Núcleo, a engenheira ambiental Kethely Grossl, da Gota Ambiental, a atividade foi bastante proveitosa.
“Foi muito satisfatório. Pudemos conhecer cada operação do aterro industrial da Hera Sul e verificar todos os controles ambientais que eles executam, dando mais segurança ambiental para o município e para as empresas que disponibilizam seus resíduos aqui. Foi de grande valia essa visita hoje”.
Augusto Scheleder, gerente comercial da Hera Sul, frisou que a empresa tem vários engenheiros e técnicos em diferentes áreas, que estão à disposição da Acirne e da comunidade para parcerias em projetos profissionais, ambientais, sociais, culturais ou outros. Ele também destacou a importância em receber o grupo.
“Sempre é uma satisfação receber nossos clientes, fornecedores e a comunidade, mostrando os critérios técnicos que a gente tem, a parte de segurança do trabalho e toda a segurança operacional em que investimos. Em função da pandemia não vínhamos recebendo visitas, mas agora já estamos tendo essa oportunidade de retomar essa atividade aos poucos e isso é muito bom”.