RIO NEGRINHO . Na última semana a brigada de incêndio da Fundação Hospitalar Rio Negrinho passou por uma capacitação técnica para realizar atendimentos de emergência.
A brigada é composta por 12 funcionários da instituição e tem a proposta de não atender exclusivamente situações de combate a incêndio, mas de proteção à vida.
“A capacitação foi feita pelo Tiago Schroeder, que é instrutor de Brigada de Incêndio Credenciado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e durou quatro horas”, explica Daniele Telma, gerente administrativa da Fundação.
Ela explica que as atribuições dos integrantes das brigadas de incêndio incluem: conhecer o plano de emergência contra incêndio da instituição, inspecionar os equipamentos de combate ao incêndio, inspecionar e conhecer as rotas de fuga, participar de exercícios simulados.
“Em casos de emergência, o brigadista realiza os primeiros procedimentos até que o socorro especializado chegue”, cita.
Ainda de acordo com Daniele, o treinamento técnico dos integrantes permite que tenham recursos necessários para lidar com situações emergenciais, além do controle emocional para agir em situações críticas, no qual o fogo pode causar ferimentos graves, danos maiores ao patrimônio da instituição e até mortes.
“Nesse sentido está a importância fundamental da criação de uma brigada de incêndio dentro da Fundação Hospitalar”, frisa ainda.