SÃO BENTO DO SUL. Foi divulgada nesta quarta-feira (11), a lista das famílias pré-selecionadas para receber uma residências do Loteamento Santa Fé. Agora, inicia a próxima fase, que é o agendamento dos selecionados para que apresentem os documentos que comprovam os dados do CadÚnico. Lembrando que a seleção foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), utilizando os dados ativos do Cadastro Único (CadÚnico) em São Bento.
Conforme o diretor presidente da Empresa Municipal de Habitação (Emhab), Adriano Cubas, esta nova fase deve durar 60 dias e as equipes da Emhab e da Secretaria de Assistência Social entrarão em contato para agendar o atendimento.
“As pessoas que tiverem seus nomes na lista também poderão ligar na Emhab para fazer o agendamento, que será priorizado para não gerar aglomeração”, disse. O telefone e WhatsApp da Emhab é 3633-5673.
A partir deste agendamento, a família deverá comprovar tudo que autodeclarou no Cadastro Único. Com essa comprovação será montado um dossiê e encaminhado novamente à Caixa, que fará a análise desta documentação, devolvendo ao município quais famílias estão aptas. Estes selecionados estarão ranqueados na ordem original definida em sorteio pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
Processo de seleção
Até a metade do ano passado, os cadastros das famílias interessadas em adquirir uma residência no loteamento vinham sendo feitos na própria sede da Emhab, seguindo uma portaria do antigo Ministério das Cidades. Destes nomes, após trâmite na Caixa, seriam sorteados os contemplados para as casas.
Porém, em julho de 2020, uma nova portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional alterou totalmente as regras de seleção para loteamentos através do “Minha Casa, Minha Vida”. A partir da mudança, os cadastros deixaram de ser feitos na Emhab, sendo usados aqueles já prontos via Cadastro Único, que é o conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em vulnerabilidade, realizado na Secretaria de Assistência Social de cada município.
Desta forma, a lista de cadastros realizados na Emhab deixou de ter validade para o Loteamento Santa Fé, passando a valer aqueles via CadÚnico.
O loteamento
As obras no Loteamento Santa Fé estão com 91% dos trabalhos concluídos. As residências contam com 49,25 metros quadrados, com dois quartos, sala, banheiro, cozinha, área de serviço coberta e aquecimento solar. As residências contam com laje em concreto e parte das casas poderá ser adaptada posteriormente para garantir uma estrutura com acessibilidade. A previsão atual de término é no dia 28 de novembro.
Listagem
A lista com os nomes poderá ser conferida pelo link https://www.saobentodosul.sc.gov.br/loteamento-santa-fe ou no site da Prefeitura (www.saobentodosul.sc.gov.br) na página principal há um banner com o nome Loteamento Santa Fé.
A relação também está disponível na Emhab e nos Cras do município.