Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Junho é mês de conscientização aos direitos dos idosos! Confira como denunciar situações de violência contra pessoas da terceira idade em Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. A Prefeitura, através do Conselho Municipal do Idoso e da Secretaria Municipal de Assistência Social, convida a todos a refletir sobre a campanha Junho Violeta, que trata sobre a Violência, Dignidade e Respeito para com a pessoa idosa.

O mês de junho nos traz a conscientização para preservação dos direitos da pessoa idosa e de incentivo a denúncia de casos de maus-tratos e outras violações de direitos.

O dia D de conscientização é oficialmente realizado no dia 15 de junho, data esta instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa, e tem como objetivo sensibilizar para prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa.

A violência contra o idoso pode acontecer de diversas formas, podendo ser elas: física, sexual, financeira, psicológica e através de abandono e negligência. A falta de preparo para lidar com o envelhecimento, doenças degenerativas e dependência de terceiros são fatores que contribuem para os maus-tratos, sendo necessário um olhar atento aos sintomas de possível violação do direito aos idosos.

Como denunciar?

Disque Direitos Humanos: Disque 100

Polícia Civil: 181

No momento da ocorrência de violência: Polícia Militar no número 190.

Para registro de Boletim de Ocorrência: procure a Delegacia de Polícia Civil do Município, e/ou a delegacia virtual pelo site https://www.delegaciavirtual.sc.gov.br

Conselho Municipal do Idoso: conselhos@rionegrinho.sc.gov.br

Para atendimento e orientações

Procure o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado a Rua Arnaldo Almeida de Oliveira, 237, bairro Centro (ao lado da estação ferroviária). O telefone é o  3644-3989. Ou procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

Promoções
                                                                                       
   
                                                                                                         ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *