[caption id="attachment_41102" align="alignnone" width="300"] Foto: Divulgação/NN
SÃO BENTO DO SUL. Chegou ao conhecimento da DIC de São Bento do Sul que uma pessoa estaria praticando crimes de extorsão, cuja pena pode variar de 04 a 10 anos de reclusão, por meios digitais, valendo-se da internet, sites e redes sociais para obter vantagem ilícita. [/caption]
Para isto, a pessoa teria criado um perfil falso em um site oferecendo programas sexuais, utilizando-se de fotografias de outra pessoa, fazendo se passar por uma garota atraente.
Após receber mensagens de interessados no serviço, o criminoso passava a efetuar ameaças de divulgação dos dados pessoais da vítima e do conteúdo da conversa para pessoas de sua rede de relacionamento, exigindo determinada quantia em dinheiro para deixar de expor a privacidade da vítima.
Assim, foi instaurado inquérito policial para apurar os crimes e, utilizando-se de meios especiais de investigação, a Polícia Civil identificou a falsa garota de programa, que na verdade se tratava de um rapaz residente no Paraná.
A Polícia Civil informou que durante a investigação foi possível verificar ainda a existência de diversas vítimas, indicando a reiteração da conduta criminosa.
Como foi a prisão
Nesta segunda-feira (08) uma equipe da DIC se deslocou até o estado vizinho, onde efetuou o cumprimento do mandado de prisão preventiva do suspeito e também de um mandado de busca e apreensão, arrecadando dispositivos eletrônicos utilizados para a prática dos delitos, cartões bancários com os quais o suspeito movimentava o lucro ilícito, além de certa quantia em dinheiro.
A Polícia Civil alerta que após a ocorrência da pandemia do COVID-19 os casos de crimes cibernéticos aumentaram significativamente, das formas mais variadas, de modo que a população deve redobrar os cuidados durante o manuseio de redes sociais e da internet em geral.
Havendo indícios de crime praticado por meio eletrônico, registre um Boletim de Ocorrência no site da Polícia Civil, ou compareça na Delegacia de Polícia mais próxima.
A Polícia Civil destaca também que apesar de muitos criminosos acreditarem que o mundo virtual lhes confere anonimato para a prática de crimes, a polícia civil informa que está capacitada para promover investigações de crimes cibernéticos e que atuará de forma rígida para apurar estas condutas e viabilizar a punição destes agentes.
Promoções
]]>