SANTA CATARINA. O período de pré-matrículas online para novos alunos na rede estadual de ensino será das 9h do dia 03 de fevereiro até às 23h59 do dia 04 fevereiro. De acordo com as informações da Secretaria Estadual de Educação, o procedimento é dividido em duas etapas. Primeira etapa A primeira é a pré-matrícula, feita em uma plataforma online ( clique aqui para acessar ) , onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. Segunda etapa A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola). Como faz quem não tem acesso ou não sabe acessar a internet Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar no cadastro dos estudantes. Para os responsáveis que precisarão de auxílio, a inscrição será realizada das 9h às 12h e das 13h às 17h dos dias 03 e 04 de fevereiro de 2021. Documentação tem prazo para ser entregue na escola A documentação pode ser entregue nas escolas entre os dias 03 e 05 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Critério para a seleção das vagas A Secretaria de Estado de Educação informou que a reserva das vagas será feita por ordem de acesso. A partir da abertura do sistema, o usuário que selecionar antes uma das vagas disponíveis poderá fazer a pré-matrícula na respectiva escola. As vagas serão ocultadas do sistema na medida em que forem sendo preenchidas. É possível escolher vaga em qualquer escola? Apesar de os responsáveis encontrarem diversas vagas disponíveis durante o cadastro, o zoneamento ainda deve ser considerado para efetivar a matrícula. O critério utilizado pela unidade de ensino é a comprovação de que o estudante mora em até três quilômetros de distância da escola. Essa confirmação será feita com o comprovante de residência que será entregue na escola. Consulte aqui a escola mais próxima. Caso não haja mais vagas em escolas próximas Nesse caso, a orientação é fazer a matrícula na escola mais próxima do local onde o aluno mora. Há ainda outro critério, de proximidade com o local de trabalho dos pais, mas deve ser utilizado somente depois de atendidos os alunos que residem próximo à escola. Se os responsáveis tiverem a negativa de vaga em escolas próximas, os alunos podem contar com o transporte escolar. Escolha só entre período diurno ou noturno O cadastro da pré-matrícula permite apenas selecionar o período diurno ou noturno. A definição pelo turno matutino ou vespertino será feita na etapa da efetivação da matrícula e de acordo com a disponibilidade da escola. Cuidados e documentos necessários Para receber os documentos que devem ser entregues, todas as escolas da rede estadual seguirão os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano de Contingência Escolar (PlanCon-EDU), como o uso de equipamentos de proteção individual, álcool gel e limpeza dos ambientes escolares. A lista de documentos é a seguinte:
- Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
- Cópia da Carteira de Identidade e/ou CPF;
- Cópia do Comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável. Caso não possua o documento em nome dos pais ou responsável, providenciar uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de Identidade do proprietário. Só serão aceitos como comprovantes de residência: Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação;
- Cópia da Carteira de Vacina e número do SUS;
- Ficha de Matrícula Assinada;
- Atestado de frequência e/ou boletim atual;
- Cópia dos históricos escolares carimbados e assinados (Todas as séries anteriores). A entrega do Histórico Escolar terá prazo de até 30 dias do ato da matrícula, caso o candidato ainda não tenha possibilidade de apresentar o documento original.