RIO NEGRINHO. Desde março deste ano, Rio Negrinho possui um Centro de Triagem para Doenças Respiratórias, com atendimento de segunda à sexta, no Pavilhão dos Imigrantes, das 7 às 19 horas, e nos finais de semana das 9 às 15 horas. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, entre 20 de março e 16 de julho um total de 1.040 atendimentos respiratórios foram realizados no local.
A coordenadora da atenção primária Fabiana da Luz conta que no início o Centro de Triagem era muito pouco procurado, mas ao passo que os casos positivados aumentam, a procura também cresceu. “Nossos maiores focos de contaminação está na vida social, seja na família ou seja em bar, restaurante, festas particulares. No trabalho as pessoas se cuidam, por causa da exigência dos patrões. Então tem que focar nisso também”.
A Secretaria de Saúde pede para as pessoas não se deslocarem para as unidades de saúde e Centro de Triagem sem antes ligar na unidade e se informar se deve ou não procurar. “Tem muitas pessoas indo para o Centro de Triagem de maneira desnecessária, mais por curiosidade em conhecer o lugar ou para fazer o teste”, comunica Fabiana. Para ela, o Centro de Triagem é vantajoso porque centraliza as doenças respiratórias em um único lugar, com o objetivo de poupar tanto a população quanto os profissionais.
Procedimentos
Em todas as unidades de saúde e Centro de Triagem a equipe de enfermagem faz atendimentos padronizados, como lavagem das mãos, álcool em gel e se cuidam próximo dos colegas. A população quando chega no Centro de Triagem lava as mãos em uma pia na entrada e passa álcool em gel.
Na sequência, é feito um roteiro de perguntas pelo técnico de enfermagem, e logo é encaminhado para uma consulta com a enfermeira que passa as orientações. “Se nessa triagem a pessoa estiver se enquadrando nos casos de necessidade da consulta é passado para o médico. Se não, a pessoa é orientada a ficar em casa, em isolamento social”, informa a coordenadora.
Todos os profissionais da saúde receberam EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e foi reduzido o número de atendimentos para que haja tempo, entre um paciente e outro, de fazer higienização do local, e prestar o atendimento adequado. “Então por isso que temos que ter cautela de não mandar toda a população para o Centro de Triagem, porque esse não é o objetivo. Pedimos para a população não entrar em desespero”, previne.
Testes
Os testes para coronavírus tem um período ideal para serem feitos, visto que fazer muito cedo implica em falsos resultados. O exame PCR é realizado entre 3 a 7 dias de sintomas, e o teste rápido entre 10 a 14 dias. O período total de incubação é de 14 dias. “Se a pessoa fizer o teste antes do dia vai vir negativo, mesmo se a pessoa estiver com o vírus. Mesmo fazendo em um período certo, o resultado também pode dar um falso negativo. O teste precisa de uma interpretação do contexto de vida da pessoa. Tem dias para serem feitos, onde a sensibilidade para pegar o vírus vai ser maior. A avaliação é feita apenas pelo médico e pela equipe de enfermagem”, explica Fabiana.
Em casos de dúvidas e orientações sobre o coronavírus, entre em contato pelo telefone 99933-2362 ou no 136. As unidades de saúde também contam com atendimento via whatsapp:
-
Cruzeiro: 3644-7347
-
Industrial Norte: 3644-4088
-
São Pedro: 3644-7188
-
Vila Nova: 3644-2096
-
Vista Alegre: 3644-4161
-
Volta Grande: 3646-6128
-
São Rafael: 3644-4167
-
Quitandinha: 3644-7283
-
Posto Central: 3646-4100
-
Campo Lençol: 3644-6991