RIO NEGRINHO. Contribuintes que declaram Imposto de Renda podem colaborar com projetos sociais voltados para crianças e adolescentes de Rio Negrinho, destinando parte do IR para uma conta específica do Fundo da Infância e Adolescência ( FIA ) da cidade. Os contribuintes podem fazer a destinação até o próximo dia 30, data limite para a entrega da Declaração do Imposto de Renda. A doação não resulta em perda financeira ou em qualquer forma a mais de despesa, apenas canaliza parte daquilo que já seria remetido integralmente à União. Para doar, o contribuinte pode falar diretamente com o seu contador. Quem mora em Rio Negrinho ou quer fazer a doação para projetos da cidade e tem dúvida sobre como proceder, pode entrar em contato pelo fone 36446049. Quem faz a sua própria declaração pode seguir os passos do vídeo do Ministério Público de Santa Catarina clicando aqui.
Continua depois do anúncio
Os recursos destinados ao FIA são aplicados conforme as demandas e as prioridades apuradas pelos membros dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, como programas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência e ações que visem à erradicação do trabalho infantil e à profissionalização dos adolescentes.
A destinação precisa ser feita no momento da declaração e o contribuinte pode optar pelo fundo nacional, estadual ou municipal.
EM RIO NEGRINHO
Em Rio Negrinho, assim como em outros municípios, após o fim da campanha de captação de recursos através do FIA é lançado um edital de seleção de projetos a serem contemplados com os valores do Fundo.
Para participar, os proponentes tem que atender uma série de pré requisitos que garantam a integridade de seus trabalhos. Para tanto é também exigida a apresentação de uma série de documentos.
Todos esses materiais, bem como as propostas, são analisadas por uma comissão formada por representantes do poder público e de entidades da cidade, que no caso representam a comunidade.
Através das destinações ao FIA, vários projetos, em diferentes temáticas já foram realizados na cidade. No último edital, foram selecionados os seguintes projetos, que inclusive já foram iniciados (confira matéria completa clicando aqui ).
- “Se liga” – Prevenção ao Uso de Drogas – Centro de Recuperação Nova Esperança (CERENE)
- “D’Evolution na Escola: “A dança como resgate social dentro do espaço escolar em relação à sociedade como um todo” – Associação de Pais e Professores da Escola Prefeito Henrique Liebl
- Projeto Rádio Escola – APP Escola Municipal Quiliano Martins
- Grupo Folclórico Boi da Cara Preta – APP Escola Municipal Cláudio Longen
- “Educação do Olhar” – APP Escola Municipal Pedro Henrique Berkembrock