SÃO BENTO DO SUL. A Oxford implantou neste ano a tecnologia de impressão digital em louças, na sua unidade de São Bento do Sul, que amplia significativamente as possibilidades de decorações e oferece alta produtividade.
O equipamento, que utiliza corantes de nanopartícula, possui capacidade de utilização de 12 cores, que por sua vez se transformam em uma infinidade de combinações.
A tecnologia de impressão digital já é utilizada há mais de 10 anos na indústria de pisos cerâmicos, onde as peças são planas.
A Oxford realizou três anos de pesquisas com os fornecedores de tintas e da máquina, a espanhola KeraJet, para possibilitar a impressão digital com qualidade em louças de cerâmica e porcelana, que possuem profundidade nas peças. O equipamento instalado é atualmente o mais avançado do mercado mundial.
Continua depois do anúncio
Além da ampla possibilidade de criar decorações complexas e exclusivas, a impressão digital traz vantagens industriais. Há redução na quantidade de insumos utilizados, menor tempo de regulagem de máquina e eliminação de processo de queima de tintas.
O equipamento possui uma capacidade de produção de 1.200 peças por hora. Todos esses diferenciais tornam os produtos competitivos nacional e internacionalmente.
Os primeiros produtos decorados com impressão digital foram lançados pela Oxford nas feiras Home & Gift Abup, em São Paulo, e Ambiente, em Frankfurt. Foi criada uma coleção de pratos com 10 decorações diferentes.
“Passamos a oferecer ao mercado mais uma linha diferenciada de produtos, atendendo consumidores que buscam decorações inusitadas e exclusivas, do clássico ao contemporâneo. A aceitação da novidade, pelos clientes, indica que a tecnologia digital deverá ganhar mais importância nos processos industriais nos próximos anos”, avalia o diretor Antonio Marcos Schroth.
Anúncios
]]>