SANTA CATARINA. O governador Carlos Moisés publicou na noite desta terça-feira (07), duas portarias ( acesse o link para os documentos no final deste texto ) liberando a partir de hoje (08) a realização de novas atividades em Santa Catarina e as regras para sua realização. Na primeira ( n° 230 de 07/04/2020) determina a autorização de:
- Oficinas Mecânicas Leves (Automóveis e Camionetas);
- Oficinas Mecânicas Pesadas (Caminhões);
- Oficinas Mecânicas de Máquinas e Implementos Agrícolas;
- Oficinas Mecânicas de Máquinas de Terraplanagem;
- Oficinas Mecânicas de Motocicletas;
- Autoelétricas (automotivas);
- Serviços de Chapeação e Pintura Automotiva;
- Funilarias artesanais (“Martelinhos de ouro”);
- Serviços de retífica de motores;
- Oficinas Mecânicas de Embarcações/Náuticas
- Venda e revenda de automóveis (novos e usados, leves e pesados);
- Venda e revenda de motocicletas (novas e usadas);
- Venda e revenda de máquinas e implementos agrícolas (novos e usados);
- Venda e revenda de embarcações (novas e usadas);
- Locadoras de veículos;
- Lavação automotiva;
- Recapadoras/Recauchutadora de Pneus;
- Borracharias;
- Instaladoras de GNV (Gás Natural Veicular);
- Inspeção Veícular;
- Despachantes de trânsito
- Autopeças (peças para automóveis e caminhões);
- Peças para máquinas e implementos agrícolas e de terraplanegem);
- Acessórios automotivos;
- Motopeças (peças para motocicletas)
- Peças para embarcações/náutica
Continua depois do anúncio
- Quando realizado no veículo do cliente: o motorista do estabelecimento deverá usar máscara durante todo o percurso (ida e volta) e deverá recomendar que o cliente também o faça
- O motorista do estabelecimento deverá subsitituir a máscara a cada cliente que conduzir
- Quando realizado em veículo do estabelecimento: o motorista do estabelecimento deverá usar máscara durante todo o percurso (ida e volta) e deverá recomendar que o cliente também o faça
- O motorista do estabelecimento deverá higienizar as maçanetas e comandos do veículo utilizados pelos clientes, com produtos recomendados pelo fabricante do veículo, a cada cliente conduzido. Não é permitido conduzir mais de um cliente por deslocamento
- Não é permitido o serviço de “leva e traz”de clientes em motocicletas, mesmo para as oficinas de motocicletas;
- É permitido o uso de serviços de aplicativos para o sistema de “leva e traz” de clientes
- Os veículos, máquinas e embarcações (quando aplicável), deverão ter seus volantes e maçanetas de câmbio, aceleradores/comandos manuais, e as motocicletas as suas manoplas, envoltas em plástico filme (quando compatível com os materiais destes veículos, motocicletas, embarcações e máquinas), da entrada no estabelecimento até imediatamente antes do ato de entrega ao cliente;
- O atendente ou manobrista deverá retirar o plástico filme dos volantes, maçanetas, aceleradores/comandos manuais e/ou manoplas imediatamente antes da entrega de cada veículo, motocicleta, embarcação ou máquina ao cliente, bem como higienizar suas mãos com álcool gel 70% após cada entrega;
- Deve ser mantida a distância mínima de 1,5 metros entre clientes e empregados, mesmo nos atos de recebimento e entrega de veículos, motocicletas, embarcações e máquinas;
- Deverá ser disponibilizado álcool gel 70% em cada posto de trabalho, devendo ser orientada e estimulada a sua utilização pelos trabalhadores;
- Cada profissional deverá realizar suas atividades de forma individualizada;
- Caso a atividade necessite de mais de um profissional (outro mecânico, ajudante ou outro profissional) ao mesmo tempo e a distância entre eles for inferior a 1,5 metros, ambos deverão usar máscaras descartáveis durante esta atividade, substituindo-as a cada duas horas (se o serviço em conjunto se extender por este tempo ou mais), descartando-as ao seu término
- Manter ventiladas, dentro do possível, as áreas utilizadas para as atividades, tanto administrativas quanto operacionais;
- Quando o serviço for prestado, “em domicílio” ou em “serviço externo”, as regras de segurança para proteção de contaminação pelo coronavirus devem ser respeitadas, conforme determinadas neste documento, no que couber, de forma a proteger o cliente e o trabalhador
Continua depois do anúncio
- Os estabelecimentos deverão organizar suas atividades internas de forma que os empregados possam manter distância mínima de 1,5 metros entre eles durante os processos de teleatendimento, faturamento e despacho de produtos
- Se necessário promover demarcações no chão, e quando aplicável providenciar dispositivo de barreira física, como equipamento de proteção coletiva (exemplo: placa transparente higienizável que separa estes trabalhadores)
- O recebimento de mercadorias deve ser organizado de forma que os fornecedores possam manter distância mínima de 1,5 metros entre eles e entre os trabalhadores do estabelecimento
- Deve ser oferecido álcool gel 70% aos entregadores que devem ser orientados a higienizar as mãos antes e depois das entregas
- Organizar o local e as atividades de despacho de peças de forma que os trabalhadores possam manter distância mínima de 1,5 metros entre eles;
- As peças devem ser embaladas por cliente (quando possível), em embalagens plásticas que devem ser higienizadas com álcool 70% antes de serem carregadas no baú das motocicletas
- Cada moto e/ou motociclista deverá disopor de um frasco de álcool gel 70% de pequeno volume
- O motociclista deverá higienizar as mãos antes e depois de cada entrega (no local da entrega)
- Caso ocorra a utilização de máquina para pagamento com cartão, esta deverá ser higienizada antes e após cada uso, com álcool 70% ou preparações antissépticas, conforme orientações de compatibilidade de produtos fornecida pelo fabricante. É permitido envolver estas máquinas em plástico filme;
- O baú da motocicleta deve ser higienizado cada ve zque retornar a sede da empresa, na sua chegada, independentemente de existrirem novas entregas;
- Cada vez que o motociclista retornar a sede, deverá higienizar as mãos e a manopla da motocicleta;
- Estas regras devem ser seguidas por entregadores próprios do estabelecimento, e no que couber, por tercerizados
- Organizar o local e as atividades de despacho de peças de forma que os trabalhadores possam manter distância mínima de 1,5 metros entre eles;
- As peças devem ser embaladas por cliente (quando possível) em embalagens plásticas que devem ser higienizadas com álcool 70% antes de serem carregadas nos automóveis
- Caso o automóvel de entrega tenha equipe composta por equipe (mais de uma pessoa), estes deverão usar máscaras, as quais devem ser substituídas a cada duas horas
- Deve ser dispobilizado frascos de álcool gel 70% em cada automóvel, compatível com o número de trabalhadores. Os motoristas e ajudantes deverão higienizar as mãos antes e depois de cada entrega
- Estas regras devem ser seguidas por entregadores próprios do estabelecimento, e no que couber, por terceirizados
- Caso ocorra a utilização de máquina para pagamento com cartão, esta deverá ser higienizada antes e após cada uso, com álcool 70% ou preparações antissépticas, conforme orientações de compatibilidade de produtos fornecida pelo fabricante. É permitido envolver estas máquinas em plástico filme
Continua depois do anúncio
- As peças devem ser embaladas em embalagens plásticas(quando possível) que devem ser higienizadas com álcool 70% antes de serem liberadas para o carregamento
- Organizar as atividades de despacho de peças de forma que os trabalhadores possam manter distância mínima de 1,5 metros entre eles e entre os terceiros;
- Deve ser disponibilizado frasco de álcool gel 70% em no local de despacho de forma que os terceiros possam higienizar as mãos antes e depois de cada carregamento
- Caso o carregamento necessite de mais de um trabalhador estes devem usar máscaras para esta atividade
- Os estabelecimentos que dispuserem de vestiários deverão organizar sua utilização de forma a evitar aglomerações e cruzamento entre os trabalhadores, além de garantir a manutenção da distância mínima de 1,5 metros
- As pias nos vestiários devem estar providas de sabonete líquido e toalha de papel
- Deverá ser disponibilizado álcool gel 70% nos vestiários, em mais de um ponto e em quantidade adequada ao número de trabalhadores;
- Os estabelecimentos deverão recomendar que os trabalhadores não retornem as suas casas diariamente com suas roupas de trabalhos (uniformes) quando estes empregados utilizarem uniforme (trocar no próprio estabelecimento)
- O estabelecimento deve realizar diariamente procedimentos que garantam a higienização destes locais, intensificando a limpeza com desinfetantes próprios para a finalidade, bem como a desinfecção com álcool 70% de maçanetas, corrimãos e interruptores
- Manter os vestiários ventilados naturalmente (janelas abertas)
- Os refeitórios, quando presentes nestes estabelecimentos, poderão ser utilizados com apenas 1/3 da sua capacidade (por vez)
- Deverão organizar cronograma para sua utilização de forma a evitar aglomerações e cruzamento entre os trabalhadores (fluxos interno e de entradas e saídas), além de garantir a manutenção da distância mínima de 1,5 metros entre os usuários
- As pias dor refeitórios devem estar providas de sabonete líquido e toalha de papel
- Deverá ser disponibilizado álcool gel 70% nos acessos e saídas dos refeitórios, em quantidade adequada ao número de trabalhadores
- O estabelecimento deve garantir a higienização sitemática dos refeitórios, intensificando a limpeza destas áreas, realizando desinfecção com álcool 70% nas mesas, balcões, maçanetas,- corrimãos e interruptores
- O estabelecimento deverá adotar medidas internas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho, priorizando o afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas que também justifiquem o afastamento
- Deverá ser priorizada a modalidade de trabalho remoto para os setores administrativos;
- Empregados que realizarem atividades de higienização de ambientes devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs), em conformidade com o preconizado no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(PCMSO) do estabelecimento
- Caso o estabelecimento disponha de empregados que necessitem se deslocar para o trabalho, o empregador deverá proprorcionar este transporte, o qual deve ocorrer com o menor risco de exposição ao COVID-19
- É permitido fretamento de veículos para transporte o de trabalhadores, ficando a ocupação de cada veículo limitada a 50% da capacidade de passageiros sentados;
- Se algum dos trabalhadores (proprietários, empregados próprios ou tercerizados) apresentar sintomas de contaminação pelo COVID-19, deverá buscar orientações médicas, bem como ser afastados do trabalho, pelo período mínimo de 14 dias, ou conforme determinação médica, sendo que as autoridades sanitárias devem ser imediatamente informadas desta situação.
Continua depois do anúncio
Para o atendimento ao cliente que comparecer ao estabelecimento para entrega ou retirada de rouparia:- Organizar as recepções de forma que os clientes, recepcionistas e atendendentes possam manter distância mínima de 1,5 metros entre eles
- Se necessário promover demarcações no chão, e quando aplicável providenciar dispositivo de barreira física, como equipamento de proteção coletiva (exemplo: placa transparente higienizável que separa trabalhador de cliente)
- Disponibilizar álcool gel 70% nas recepções, salas de espera, sanitários, áreas operacionais, e refeitórios, orientando e estimulando a sua utilização tanto pelos clientes quanto pelos trabalhadores
- Caso o estabelecimento disponha de sala de espera, esta podeerá ser utilizada com apenas 1/3 (um terço) da sua capacidade, mantendo distância mínima de 1,5 metros entre os clientes, identificando esta condição
- Nos locais onde há uso de máquina para pagamento com cartão, esta deverá ser higienizada após cada uso, com álcool 70% ou preparações antissépticas, conforme orientações de compatibilidade de produtos fornecida pelo fabricante
- É permitido envolver estas máquinas em plástico filme
- Deve ser dado atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes garantindo um fluxo ágil de maneira que estas pessoas permaneçam o mínimo possível no estabelecimento
- Os sanitários/banheiros devem estar providos de sabonete líquido, toalha de papel e álcool gel 70%
- O estabelecimento deve padronizar e realizar procedimentos que garantam a higienização contínua dos locais de uso dos clientes, intensificando a limpeza das áreas com desinfetantes próprios para a finalidade e realizar frequente desinfecção com álcool 70%, quando possível, sob fricção de superfícies expostas, como maçanetas, mesas, balcões, corrimãos, interruptores, elevadores, banheiros, lavatórios, entre outros
- O trabalhador deverá fazer uso de máscara e levar saco plástico ou recipiente fechado para a coleta e acondicionamento da rouparia
- No ato da entrega o trabalhador também deverá fazer uso de máscara
- O espaço físico deve operar com 30% da sua capacidade, sendo que os clientes devem manter-se a no mínimo 1,5 m de distância uns dos outros
- Os clientes durante o tempo de permanência no estabelecimento deverão utilizar máscaras
- Manter rotina de higienização das lavadoras/secadoras após cada uso
- Providenciar cartazes/banner com as seguintes informações: – número máximo de clientes dentro do estabelecimento, coforme capacitade estipulada na alínea c, item I; – manter a distância mínima de 1,5 m uns dos outros; – uso de máscara é obrigatório durante tempo de permanência no estabelecimento; – realizar a higiene de mãos com sabonete líquido ou álcool gel antes e após o processo
- Os trabalhadores deverão utilizar além de máscaras, luvas, gorro, uniforme ou avental para manuseio da rouparia a ser processada, bem como demais EPIs apropriados para a atividade
- Manter separação de barreira entre área suja e limpa e adequação de fluxos de trabalho de modo que não haja cruzamento entre roupa suja e limpa O ciclo de lavagem preferencialmente deve ser completo: lavagem, alvejamento (se aplicável), 1º enxague, 2º enxague, acidulação e amaciamento
- Para manuseio da roupa limpa deverá ser realizada prévia higienização das mãos, sendo obrigatório o uso de máscaras pelos trabalhadores
- As roupas deverão ser acondicionadas em saco plástico próprio para este fim, sendo o mesmo devidamente fechado para fins de entrega ao cliente
- Deverá ser disponibilizado álcool gel 70% em cada posto de trabalho, devendo ser orientada e estimulada a sua utilização pelos trabalhadores
- Casoa atividade necessite de mais de um profissional ao mesmo tempo e a distância entre eles for inferior a 1,5 metros, ambos deverão usar máscaras durante esta atividade
- Manter ventiladas, dentro do possível, as áreas utilizadas para as atividades, tanto administrativas quanto operacionais
- Preferencialmente realizar um ciclo de lavagem por cliente, com objetivo de evitar a contaminação cruzada
- Intensificar o processo de limpeza e desinfecção das máquinas
Continua depois do anúncio
Para utilização de vestiários:- Os estabelecimentos que dispuserem de vestiários deverão organizar sua utilização de forma a evitar aglomerações e cruzamento entre os trabalhadores, além de garantir a manutenção da distância mínima de 1,5 metros entre os usuários
- As pias nos vestiários devem estar providas de sabonete líquido e toalha de papel
- Deverá ser disponibilizado álcool gel 70% nos vestiários, em mais de um ponto e em quantidade adequada ao número de trabalhadores
- Os estabelecimentos deverão recomendar que os trabalhadores não retornem as suas casas diariamente com suas roupas de trabalhos (uniformes) quando estes trabalhadores utilizarem uniforme
- O estabelecimento deve realizar diariamente procedimentos que garantam a higienização destes locais, intensificando a limpeza com desinfetantes próprios para a finalidade, bem como a desinfecção com álcool 70% de maçanetas, corrimãos e interruptores
- Manter os vestiários ventilados naturalmente (janelas abertas)
- Os refeitórios, quando presentes nestes etabelecimentos, poderão ser utilizados com apenas 1/3 (um terço) da sua capacidade (por vez)
- Deverão organizar cronograma para sua utilização de forma a evitar aglomerações e cruzamento entre os empregados (fluxos interno e de entradas e saídas), além de garantir a manutenção da distância mínima de 1,5 metros entre os usuários
- As pias dor refeitórios devem estar providas de sabonete líquido e toalha de papel
- Deverá ser disponibilizado álcool gel 70% nos acessos e saídas dos refeitórios, em quantidade adequada ao número de trabalhadores
- O estabelecimento deve garantir a higienização sistemática dos refeitórios, intensificando a limpeza destas áreas, realizando desinfecção com álcool 70% nas mesas, balcões, maçanetas, corrimãos e interruptores
- O estabelecimento deverá adotar medidas internas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho, priorizando o afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas que também justifiquem o afastamento
- Deverá ser priorizada a modalidade de trabalho remoto para os setores administrativos
- Trabalhadores que realizarem atividades de higienização de ambientes devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs), em conformidade com o preconizado no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) do estabelecimento
- Caso o estabelecimento disponha de trabalhadores que necessitem se deslocar para o trabalho, o empregador deverá proporcionar este transporte, o qual deve ocorrer com o menor risco de exposição ao COVID-19
- É permitido fretamento de veículos para transporte o de trabalhadores, ficando a ocupação de cada veículo limitada a 50% da capacidade de passageiros sentados
- Se algum dos trabalhadores (proprietários, empregados próprios ou tercerizados) apresentar sintomas de contaminação pelo COVID-19, deverá buscar orientações médicas, bem como ser afastados do trabalho, pelo período mínimo de 14 (quatorze) dias, ou conforme determinação médica, sendo que as autoridades sanitárias devem ser imediatamente informadas desta situação