SÃO BENTO DO SUL. A Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Saúde, convocou a imprensa para uma entrevista coletiva referente à informações e medidas para o combate ao coronavírus.
A coletiva acontecerá hoje (16), às 16 horas, no auditório do Centro de Vigilância à Saúde ( Rua José Fendrich, nº 145, bairro Progresso).
A administração sãobentense já tomou algumas medidas a partir de sexta-feira (13), quando o Secretário Municipal de Saúde, Manuel Rodrigues Del Olmo, juntamente com toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde; Renato Figueiredo, diretor do Hospital e Maternidade Sagrada Família, além de equipe técnica do próprio hospital estiveram reunidos para discutir possíveis mudanças no atendimento à saúde em razão do risco de epidemia do coronavírus no município.
A preocupação inicial é quanto ao aumento da procura por atendimento devido a possibilidade de muitos casos da doença e, na proteção aos profissionais da saúde que atenderão a população.
continua depois do anúncio
Durante a reunião foi formado o comitê que frequentemente irá reunir-se para discutir ações e acompanhar a evolução dos casos da doença no município, que até o momento não conta com nenhum caso confirmado.
Mudanças no atendimento
Mudanças no atendimento à população também estão sendo definidas.
Na quarta-feira uma reunião com profissionais de saúde das unidades de saúde do município definirá novos procedimentos a serem adotados já para os próximos dias.
A população já sentirá as mudanças por questão de segurança em todas as unidades de saúde.
Consultas médicas agendadas serão desmarcadas por período ainda não determinado.
Continua depois do anúncio
O objetivo é que somente pessoas com sintomas do coronavírus procurem as unidades de saúde.
As pessoas que não apresentam sintomas não devem correr risco de contágio ao procurar as unidades de saúde e manter contato com outras pessoas possivelmente contaminadas.
De início, o que já está em vigor são as instruções da Nota Técnica Conjunta nº 001/2020 – DIVS/SUB/SES/SC e CRF/SC, do Governo do Estado de Santa Catarina, secretaria de Estado da Saúde, Superintendência de Vigilância em Saúde e Sistema Único de Saúde.
No documento, merecem destaque:
Continua depois do anúncio
Prescrições no âmbito do SUS – “Diante do exposto esta Diretoria adota, em caráter excepcional, como melhor medida ampliar o prazo de aceitação de prescrições para medicamentos de uso contínuo, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, de 06 (seis) para 12 (dose) meses”.
Drogarias e Farmácias –
“Esta aplicação de prazo de validade da prescrição cabe também às dispensações de medicamentos através do Programa Farmácia Popular realizada por Drogarias e Farmácias”.
Medicamentos sujeitos a controle especial –
“Notificações de Receita e Receituários de Controle Especial permanecem seguindo os prazos de validade dispostos na Portaria Federal nº 344/98/MS e Portaria Federal nº 06/99/MS”.
Continua depois do anúncio
O objetivo com o maior prazo de aceitação das receitas é evitar que os pacientes retornem às unidades de saúde para renovar a receita neste período em que há a epidemia do coronavírus.
A orientação inclusive é que só compareçam ou só procurem atendimento médico casos de extrema necessidade ou todos aqueles que apresentem algum sintoma da doença.
Caso a receita médica do paciente esteja por vencer, esta estará automaticamente renovada por mais 6 meses, dispensando a necessidade de comparecimento à unidade de saúde para renovação ou troca de receita.
Continua depois do anúncio
Como há a expectativa de casos no município, e os possíveis infectados estarão procurando atendimento médico, as pessoas que puderem evitar o risco de contágio ao frequentar as unidades de saúde ou hospital deverão fazê-lo.
O novo coronavírus é capaz de infectar humanos e pode ser transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos, sendo que pacientes portadores de doenças crônicas podem ter consequências mais severas quando contraem o novo coronavírus.
Continua depois do anúncio
Fique atento aos sintomas e em caso de suspeita procure imediatamente uma unidade de saúde:
Os principais sinais do novo coronavírus são febre, tosse, fadiga e dificuldade para respirar. Como a pessoa gripada pode apresentar o mesmo quadro é importante verificar o histórico de onde essa pessoa esteve nos últimos 15 dias antes de os sintomas surgirem.
Anúncios
]]>