Anúncios
RIO NEGRINHO. Hoje é Dia da Conscientização sobre o Autismo e em Rio Negrinho, pais, educadores e simpatizantes da causa participam de uma mobilização de conscientização que começou às 09h e segue até a tarde na Praça do Avião.
Lideranças como o prefeito Júlio Ronconi, a vereadora Liliana Schroeder Jurich e o vice-prefeito Roberto Albuquerque também prestigiaram a ação logo cedo.
Até hoje a tarde
Na Praça estão sendo entregues imãs de geladeira, balões azuis (cor símbolo do autismo para as crianças) e abordagens sobre o autismo.
Continua depois do anúncio
Repercussão inesperada
Tatiane Marega é mãe de autista, membro do Conselho da Pessoa Deficiente, presidente da Associação da Pessoa Deficiente de Rio Negrinho e membro da Associação de Moradores do bairro São Pedro, entidade organizadora oficial do movimento e uma das idealizadoras da ação.
À reportagem do Nossas Notícias ela declarou que o resultado da iniciativa foi inesperado.
“Estou bem feliz! Não imaginava essa repercussão. Aquelas dez camisetas que comentamos de fazer só entre nós da Associação da Pessoa Deficiente se transformaram em 192 camisetas mais R$ 150 reais de doações”, falou.
Ação aproximou pais de autistas da cidade
Continua depois do anúncio
Mas para ela, o resultado mais significativo foi o fato de que agora mais paia estão conhecendo a Associação da Pessoa Deficiente de Rio Negrinho.
“É muito importante essa união entre os pais de autistas pois o autismo,apesar de não ter cura,pode ser tratado. E a pessoa autista só é diferente das demais, mas tem muitas capacidades, como qualquer um. Uma vez unidos, trocando informações e experiências,os pais conseguem lidar muito melhor com esta situação”.
Associação da Pessoa Deficiente de Rio Negrinho será regularizada
Tatiane falou também que em função da saída e eventual necessidade de substituição de dois membros via edital- o que ainda será feito- a Associação da Pessoa Deficiente de Rio Negrinho ainda não está formalmente legalizada.
Possibilidade de atendimentos gratuitos para autistas em Rio Negrinho
Continua depois do anúncio
Mas, conforme ela, a simples criação da entidade, contatos e ações que foram realizadas desde o ano passado, quando a entidade foi criada, já surgiu o convite para um estudo acerca de uma eventual instalação de uma sede da AMA (Associação de Mães de Autistas) para Rio Negrinho.
“Já é uma esperança maior para nós, pais de autistas. Porém é algo que vai demorar ainda ja que a Associação não tem os certificados necessários. Mas enquanto isso vamos fazer muitas outras ações, sem dúvida”.
Através da AMA, são disponibilizados gratuitamente para autistas atendimentos com especialistas como terapeuta ocupacional, neurologista, fonoaudiólogo e outros.
“Se vier a acontecer será muito bom porque a verdade é que hoje os pais de autistas precisam se deslocar para outros municípios para ter acesso a estes atendimentos. Mas como disse, não vamos esperar só por isso”.
Anúncios
]]>