ANÚNCIOS
Com informações do portal G1.
SANTA CATARINA. Policiais Civis que integram a DIC (Divisão de Investigação Criminal) e Delegacia de Polícia de São Bento do Sul participaram na manhã de hoje de uma operação em sete cidades que ficam no Norte catarinense e em outras oito do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
A ação foi contra uma organização criminosa de roubo e desvio de cargas. Desde o início da madrugada até as 11h, 16 suspeitos foram presos, além de documentos, veículos, joias e celulares apreendidos.
A participação da Polícia Civil de São Bento do Sul
ANÚNCIO
Conforme os policiais civis de São Bento do Sul a equipe auxiliou na operação em Curitiba (PR).
” Lá foi realizada em conjunto com o Grupo Tigre e com o COPE, ambos da Polícia Civil paranaense. Em Curitiba prendemos duas mulheres, um veículo e cerca de R$ 25 mil”, relataram.
No total, segundo a polícia, a Vara Criminal de São Francisco do Sul expediu 19 mandados de prisão preventiva, nove de temporária, e outros 28 de busca e apreensão.
Ao menos 14 suspeitos foram presos em Santa Catarina e outras duas prisões ocorreram em outros estados. Os trabalhos devem seguir no decorrer do dia.
As ações da Divisão de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DFRC/Deic) em Santa Catarina foram concentradas em Joinville Penha, Araquari, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Barra Velha e Balneário Piçarras.
No Paraná, os trabalhos são em quatro locais da Região Metropolitana de Curitiba, no Rio Grande do Sul, na região Oeste do estado, e na capital de São Paulo.
A operação foi denominada de Proditor, que em latim significa traidor. Segundo o delegado Luís Felipe Del Solar Fuentes, diretor da Deic, a grupo agia de forma complexa e a rede envolvia motoristas, comerciantes e pessoas que serviam de laranja no esquema que forjavam roubos de cargas.
ANÚNCIO
“Essa é uma investigação da Divisão de Furtos e Roubos de Cargas da Deic em cima de uma quadrilha que vinha desviando uma série de cargas diversas, de diversos produtos, falseando esses roubos pra lesar seguradora, lesar os donos das cargas e também receptando cargas roubados e desviadas dos quatro estados”, explicou Fuentes.
Conforme a Polícia Civil, trabalham na operação 120 policiais com apoio das Diretorias do Litoral, Interior, Fronteira e Grande Florianópolis, além de unidades do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo que cumprem mandados de prisão e busca. Uma equipe de São Miguel do Oeste também cumpre um mandado de busca no Oeste do Rio Grande do Sul.
Os presos devem ser encaminhados para a Deic de São José, na Grande Florianópolis, onde devem prestar esclarecimentos, de acordo com o diretor da Deic.
Investigação
ANÚNCIO
No esquema criminoso utilizado pela quadrilha, os suspeitos registravam falsos roubos em boletins de ocorrência, sendo que as cargas eram previamente negociadas com os receptadores, que faziam a distribuição dos produtos.
“Os receptadores já estavam previamente acertados, em sua grande maioria empresas que receptavam essas cargas de diversos tipos, com uma série de materiais diferentes, e com valores altos causando bastante prejuízo aos donos das cargas, para as transportadoras e seguradoras”, explicou o delegado da Deic.
ANÚNCIO
]]>