O juiz Rubens Ribeiro da Silva Neto, juntamente com o promotor Diogo Luiz Deschamps e a equipe do Cartório Eleitoral de Rio Negrinho,coordenada por Manassés Vilain de Andrade, convocaram a imprensa local para falar sobre os cuidados com a segurança na votação de hoje
ANÚNCIO
A votação em segundo turno em todo o Brasil acontece hoje, entre às 08h e 17h, quando 147,3 milhões de eleitores escolherão o presidente da República e em alguns estados, como em Santa Catarina, ainda elegerão seus governadores.
Porém, apesar de o pleito em si ser realizado apenas hoje, há todo um trabalho para garantir a segurança na votação.
Em Rio Negrinho, as atividades começaram já na quinta-feira (25), com a configuração das 98 urnas locais, lacradas após o procedimento.
Todos os processos foram realizados pela equipe do Cartório Eleitoral de Rio Negrinho, coordenada por Manassés Vilain de Andrade e a partir de sexta-feira (26) houve o acompanhamento do juiz Rubens Ribeiro da Silva Neto e do promotor Diogo Luiz Deschamps.
Eles convocaram a imprensa local na tarde de sexta-feira (26), para prestar informações sobre os trabalhos.
“As urnas foram realmente testadas e estão aptas para as eleições. No sábado (27), foram deslocadas até aos 18 locais de votação pela Transportes Rio Negrinho. Esta é uma empresa com tradição neste trabalho, o que nos deixa ainda mais seguros porque sempre prestou um excelente serviço neste sentido”, garantiram.
De acordo com a equipe, apenas uma urna apresentou pequenos defeitos, que já foram corrigidos.
Auditoria com representantes de partidos políticos
Também na quinta-feira (25), houve o sorteio das urnas para auditoria.
“Neste processo, representantes dos partidos políticos lançaram votos reais, com o objetivo de testar a funcionalidade das urnas. Depois deste teste, as urnas foram novamente configuradas e lacradas”.
Nova auditoria na sexta-feira (26)
Na sexta-feira uma nova auditoria foi realizada. Desta vez com a presença do do juiz e do promotor.
“Foram verificados os lacres, data, hora e integridade das urnas”, destacaram.
Ontem pela manhã
Ontem (27) pela manhã, em expediente interno, houve sorteio das urnas para novas auditorias.
Mais de 31 mil eleitores em Rio Negrinho
Em Rio Negrinho há 18 locais de votação onde exatos 31.492 eleitores devem comparecer hoje até o final do pleito.
De acordo com o juiz Rubens Ribeiro da Silva Neto e o promotor Diogo Luiz Deschamps, a expectativa é de que caso não haja nenhum episódio inesperado, o término da apuração seja feito com mais antecedência em razão do menor número de candidatos.
Alerta sobre as fake news
Eles fizeram um alerta sobre as fake news e tranquilizaram a população sobre o processo eleitoral, tendo em vista que na internet circularam mensagens de que os eleitores deveriam votar até às 16h para evitar fraudes.
“Está tudo certo para o pleito. Os eleitores podem se sentir seguros para votar e podem votar até às 17h. Não há nenhum risco de dano na votação”.
Urnas não estão ligadas na internet
Ainda com relação a mensagens falsas que vem repercutindo principalmente nas redes sociais, eles esclareceram que as urnas não estão ligadas a nenhum sistema de internet.
“Seria até mais fácil se estivessem ligadas a internet, pois facilitaria a própria apuração. Mas nenhuma urna tem ligação com a internet. É mais um motivo para o eleitor confiar no processo eleitoral”, ressaltaram.
Três boletins de ocorrência com relação ao funcionamento das urnas registrados em Rio Negrinho no primeiro turno
O juiz e o promotor falaram também sobre os três boletins de ocorrência registrados por eleitores de Rio Negrinho no primeiro turno das eleições, que aconteceu no dia 7 de outubro.
As reclamações foram de que ao digitar o número de seu candidato nas urnas, a foto do mesmo não apareceu, tendo a tela ficado em branco.
“Estes boletins de ocorrência foram recebidos, mas como eram inconsistências técnicas das próprias reclamações que já haviam sido esclarecidas pelo Tribunal, não havia providência a ser tomada.Conforme esclarecido pelo Tribunal, estes eleitores digitaram muito rápido o número dos candidatos e não aguardaram o sistema processar as informações. Mas independente disso, seus votos foram contabilizados. Não havia um erro do sistema, não foi detectado nenhum defeito a ponto de que houvesse uma exigência nossa para uma providência”.
Reclamações foram encaminhadas para Florianópolis
Eles finalizaram acrescentando que os boletins de ocorrência, por determinação da Corregedoria da Justiça Eleitoral e da Procuradoria Regional Eleitoral de Santa Catarina, foram encaminhados para Florianópolis para que possam ser analisados em conjunto com todas as outras ocorrências que aconteceram no estado e posteriormente em território nacional.
“Isso para que o TRE e o TSE possam avaliar estas situações para aprimorar o sistema para as próximas eleições. E reforçamos lembrando que não há indicativos de que a votação tenha sido prejudicada”.
Informações, reclamações ou questionamentos
Qualquer cidadão que desejar mais informações sobre o pleito ou ainda registrar reclamações ou fazer questionamentos pode entrar em contato com o Cartório Eleitoral de Rio Negrinho pelo fone (47) 36441838 ou ligar no 190 (Polícia Militar). Quem desejar pode também se dirigir até a sede do Cartório Eleitoral, que fica na Rua Prefeito Hugo Fischer, 242, no bairro Bela Vista.
ANÚNCIO
]]>