RIO NEGRINHO. Henrique Porto, graduado em Administração de Empresas, pós graduado em Marketing e consultor do Sebrae, foi o facilitador do segundo encontro da “Semana do MEI”, evento online e gratuito promovido pelas associações empresariais de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Mafra, Itaiópolis e Canoinhas. Durante uma live de cerca de uma hora transmitida via Google Meet e no canal da Acisbs no YouTube, que aconteceu às 12h desta terça-feira (11), ele falou sobre “Como aumentar suas vendas usando o marketing”. O especialista destacou que marketing e propaganda são coisas diferentes. “Marketing é a atividade destinada a entender e atender as necessidades e desejos dos consumidores. O marketing tem a finalidade de criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes”. Porto também enfatizou que os pilares do marketing são formados por três P’s: produto, preço e praça. “O marketing é a forma como uma empresa age no mercado, é a postura que ela toma. Inclui desde o produto, seu preparo, qualidade, distribuição, entrega, preço e muitos outros detalhes. A propaganda nesse cenário é a ponta do iceberg, é a forma como esse produto é propagado. Quando não há essa preocupação com todas as fases do marketing muitas vezes a empresa faz a propaganda mas não tem resultado”. Dicas e insights do especialista:
- “Percebo que às vezes tem empresas que estão mais preocupadas em colocar um produto à vendo do que entender o cliente, o que ele precisa e o que ele deseja”
- Nesse contexto, é importante lembrar que o consumidor hoje está cada vez mais exigente e cada vez mais se interessando por produtos, serviços e atendimentos personalizados
- Importante lembrar também que planejar a venda é muito importante. “Tem empresas que vendem um produto por um preço ‘x’ para um cliente e por outro preço para outro”, citou
- Entender qual o perfil das pessoas que tem interesse no seu produto ou serviço é fundamental. “Muitas vezes o teu cliente pode estar em outro estado do Brasil”
- Para quem vende pela internet verifique bem o custo do frete
- Na crise, não corte a verba do marketing porque é nesse momento que você mais vai precisar aparecer
- Reserve um percentual (que seja de acordo com sua realidade financeira) de cada produto ou serviço vendido, exclusivamente para ações de marketing
- Nem sempre comprar por R$ 10,00 e vender por R$ 30,00 vai te dar lucro, perceba que deve ser seguida toda uma metodologia para definir preço
- Seja o melhor na sua praça, não importa se é no seu bairro, cidade, estado… Sendo o melhor na sua praça você pode ampliar sua abrangência de atuação com o tempo