REGIÃO. Aconteceu hoje às 12h o primeiro encontro da Semana do MEI, evento promovido pela Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) em parceria com o Programa de Desenvolvimento Local da cidade, o DEL e com as associações empresariais de São Bento do Sul, Campo Alegre, Mafra, Itaiópolis e Canoinhas O evento, gratuito e aberto à participação da comunidade, foi transmitido pela internet, via Google Meet e também no canal que a Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) mantém no YouTube. A apresentação foi acompanhada por Adriano Huebner, consultor da FACISC e diretor da Acirne e realizada por Márcia V. Grossl Nenevê Cordeiro, contadora, professora da Univille de São Bento do Sul, consultora e instrutora credenciada do Sebrae e proprietária da Tributec Assessoria e Consultoria Empresarial SS Ltda. Ela falou sobre “Como fazer controle, fluxo e gestão financeira” e deu várias dicas práticas para que os MEI’s consigam equilibrar a gestão de seus negócios, facilitando assim os processos de decisão do dia a dia e até mesmo trocar o regime tributário da empresa quando atingir o faturamento teto de enquadramento na categoria. Márcia destacou que a legislação que classificou os MEI’s surgiu porque há um tempo atrás era muito caro abrir uma empresa e o governo decidiu incentivar a formalização de novos negócios, facilitando assim os processos iniciais para milhares de brasileiros que atuavam informalmente ou que tinham interesse em ter uma empresa. “Nesse cenário surgiu o programa MEI, para que os novos empreendedores começassem a aprender sobre gestão de negócios “, comentou. Confira alguns insights e inspire-se!
Continua depois do anúncio
- Separar as contas da pessoa física das da pessoa jurídica é fundamental
- Se você tem uma loja,por exemplo, faça o controle de caixa diariamente;
- Se tiver um lockdown novamente e os estabelecimentos não essenciais precisarem fechar, quanto tempo você aguenta se manter e manter a sua empresa?
- Você mantém um controle das contas a receber e a pagar?
- Você mantém uma pasta com comprovantes das suas compras e das suas vendas?
- Qual período do mês você mais tem contas a pagar e em qual período tem mais contas a receber?
- Você sabe quantos clientes atende hoje?
- Sabe o quanto tem para receber?
- Sabe o quanto tem para pagar?
- Você sabe se sua empresa está dando lucro ou prejuízo?
- Muito importante: inclua o seu pró labore (o quanto você precisa receber para pagar suas despesas pessoais) na planilha de custos fixos da sua empresa. Não fique nessa de “vou ficar com o que sobrar”, “se sobrar”
- Muito importante também: sobrar dinheiro em caixa não quer dizer necessariamente que você está tendo lucro. Muitas vezes esse dinheiro terá que ser usado numa conta que você precisa pagar no mês seguinte, por exemplo
- Quando perceber que está próximo de atingir o teto de faturamento do MEI (R$ 81 mil por ano), preste atenção na necessidade dele encaminhar a mudança de regime de tributação do seu negócio