Nossas Notícias

Inaugurado o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão em Campo Alegre

CAMPO ALEGRE. Na manhã desta quarta-feira (20), foi realizada a reinauguração do espaço onde funcionava a “Casa da Cidadania”, agora denominado CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão.

Participaram da cerimônia a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf, o Vice-Prefeito Matheus Fuckner, os Vereadores Francisco Kuhnen Neto e João Nilson Venera, o Presidente da ACIACA Dr. Ingo Hush Allandt, a Diretora Regional do SINE  Sra. Rosana Augusta Wotroba, a Servidora Responsável pela JUCESC em Campo Alegre Sra. Ana Paula Saldanha, a Chefe do CIAC Magali Engel, Secretários Municipais e demais presentes.

O prédio desde o ano de 2005 contemplava o projeto do TJSC “Casa da Cidadania”, obra que foi realizada em parceria com a Prefeitura que na época doou o terreno, e o TJSC investiu 450 mil reais na sua edificação. Em 15 anos de funcionamento homologou judicialmente em torno de 400 termos de acordo auxiliando a população campoalegrense no acesso facilitado e humanizado junto à justiça.

O convênio infelizmente foi encerrado pelo TJSC em 08 de abril de 2020. Já no início de 2021 a Prefeita Alice e sua equipe, realizaram várias tratativas com a Comarca do Fórum de São Bento do Sul, reuniões por video-conferęncia e inúmeros contatos via telefone, na incansável tentativa de recuperar o convênio.

Desse modo, após uma análise técnica do Tribunal de Justiça, obteve-se a autorização para o uso do imóvel, porém, sem a possibilidade aplicar as atribuições e a nomenclatura de uma “Casa da Cidadania”.

Sendo reconhecidas pelo governo atual, as necessidades pontuais e de vulnerabilidade social em demandas digitais, bem como funcional a caráter de exercício pleno ao direito a cidadania, optou-se pela criação do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – CIAC, nomenclatura essa já aceita pelo TJSC, concedido na cessão e uso do imóvel.

O local continuará a abrigar os serviços já existentes Junta Militar, Procon Municipal, Defesa Civil, Conselho Tutelar e Assistência Social e a partir de agora passa a oferecer também os serviços do SINE – Sistema Nacional de Empregos, PAV – Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal do Brasil, JUCESC – Junta Comercial do Estado de Santa Catarina e Sala do Empreendedor.

Em sua fala a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf destacou o comprometimento de toda a sua equipe para a concretização do projeto, “é uma alegria poder estar aqui hoje reinaugurando este espaço que passa a oferecer a partir de hoje mais 4 serviços que irão tornar cada vez mais fácil a vida dos nossos campoalegrenses, para que não precisem se deslocar para outra cidade quando necessitarem, obrigada a todos pelo comprometimento”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram