Nossas Notícias

Núcleo da Acisbs conhece Sistema de Gestão da Qualidade do Grupo Malwee

SÃO BENTO DO SUL. Na manhã desta quarta-feira, (25), o Núcleo da Qualidade e Produtividade da Acisbs recebeu em um café da manhã e bate-papo, o analista de qualidade do Grupo Malwee, Robson Douglas Pavão, para falar do Sistema de Gestão da Qualidade, com integrantes do Núcleo e convidados. A coordenadora Giselli Pereira de Souza deu as boas-vindas e falou que o objetivo do núcleo é fazer a ponte entre conhecimento e aprendizado.

“Por mais que nossas empresas sejam de ramos diferentes, temos semelhanças na gestão da qualidade. E fazemos destes momentos, uma oportunidade para a troca de experiências”, comentou.

Robson iniciou a conversa falando da empresa, que conta com cinco marcas e quatro unidades fabris. Possui 4,2 mil colaboradores, produz mais de 35 milhões de peças, 23 mil clientes, 210 lojas e 14 são exclusivas da marca.

“Somos uma empresa de 54 anos, que atua fortemente na sustentabilidade. Recentemente, criamos o jeans mais sustentável, produzido com menos de um copo de água. A indústria têxtil consome muita água e este foi um grande desafio”, destacou.

O analista também falou que atualmente a empresa consome 80% de energia renovável, realiza a gestão de resíduos e foram os primeiros a utilizar matéria-prima sustentável.

“A empresa possui 4,2 milhões de áreas preservadas, muitos devem conhecer o Parque Malwee e mais recente, foi adquirido o Pico Malwee”, conta.

Ele ainda destacou que a Malwee tem a preocupação de não apenas colocar os produtos no mercado, mas saber o que vai acontecer com ele depois.

“Na pandemia, criamos a tecnologia Malwee Protege em 45 dias, uma linha antiviral eficiente conta a Covid-19. Produzimos máscaras e jalecos para instituições de saúde”, contou. Segundo Robson, a Malwee foi a primeira marca a desenvolver a linha, com registo na Anvisa.

Sobre a gestão dos documentos, o profissional falou que atualmente o grupo passa por um processo de atualização, com melhorias no sistema. O projeto teve início em 2020 e deve ser concluído até o fim do ano de 2022.

“Estamos revisando todos os processos, verificando as oportunidades de melhorias na produtividade”. O departamento da qualidade da Malwee conta com 80 pessoas na equipe, sendo 70 profissionais focados na inspeção do fio, malharia, corte e costura.

O Núcleo – é formado por profissionais ligados à área, que se reúnem periodicamente para discutir e buscar soluções conjuntas. Criado em 2007, o grupo trabalha com diversas ferramentas, dando ênfase para o Programa da Qualidade ISO 9001, Lean Manufacturing, indicadores de desempenho, grupos de melhoria contínua, entre outros. O grupo realiza treinamentos, palestras, visitas técnicas e intercâmbio com outras Associações Empresariais. Para participar, o contato é caroline@acisbs.org.br ou 3631.0536.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram