Nossas Notícias

Aluna do Instituto Barbosa Fuentes é prova: não há idade limite para aprender

Maria José Gonçalves tem 69 anos e é  daquelas pessoas que contrariam o senso comum ( que maravilha!). Engenheira química aposentada, pós graduada; começou a estudar inglês quando chegou na casa dos 40 anos. Faz um tempo já que ela concluiu esse curso , mas a verdade é uma só: ela literalmente é daquelas pessoas que amam aprender e por isso são inspiradoras! Isso porque além da faculdade, da especialização e do inglês, neste ano, aos quase 70 anos, ela decidiu reforçar o conhecimento em outro idioma: o espanhol, que estudou há alguns anos.

SE PREPARANDO  PARA VIAGEM PELA AMÉRICA DO SUL

E buscando um aprendizado melhor, voltado também para a parte prática, Maria José se matriculou no Instituto Barbosa Fuentes, onde assiste a aulas vip com a professora Mônica Fuentes, que é natural do Chile mas mora no Brasil há vários anos e domina diferentes idiomas.
Na foto, Maria José em aula com a professora Mônica 
“Eu tinha feito um curso completo de espanhol, mas há muito tempo. E decidi fazer as aulas de revisão com a Mônica porque ela é nativa no espanhol e estou me preparando para viajar por alguns países da América do Sul. Então ela preparou aulas bem direcionadas para a parte de conversação e gramática”, contou.  Para ela, que já esteve na Bolívia, visitando um casal de amigos de quem é madrinha de casamento, as aulas no Instituto são bastante preciosas e o aprendizado fará toda diferença na próxima viagem. “Na primeira vez que eu fui eu  não sabia nada de espanhol. Daí eu percebi que para você poder aproveitar mais a viagem, poder se comunicar melhor com as pessoas e entender um pouquinho mais a cultura, precisa saber a língua. Aqui no Barbosa Fuentes tenho percebido cada vez mais que o espanhol é parecido em muita coisa com o português, mas algumas coisas são bem diferentes e isso te ‘engana’. Também neste sentido as aulas tem sido muito proveitosas”. Maria José disse também que tem recebido vários elogios da professora, em virtude da evolução do seu aprendizado. A modalidade das aulas, onde ela é aluna exclusiva, também contribui para que o aprendizado flua muito mais.

“NÃO EXISTE ‘IDADE’ PARA APRENDER” 

Muitas pessoas acreditam que depois de uma “certa idade” (leia-se depois dos 30) aprender é mais difícil. Outras, devido a rotina com filhos, casa e trabalho, já são mais radicais e chegam mesmo a acreditar que “não conseguem aprender mais nada”. Para essas e para todas que acreditam que há uma “idade certa” para estudar, Maria José garante, pelo exemplo, que a realidade é bem outra. “Eu acho que há sempre tempo para se aprender. Sempre! Não há uma idade para aprender. Entendo que a vida é uma escola, em todos os sentidos e por isso sempre é tempo de aprender e somos sempre capazes, independente da idade. Aprender, estudar é para todos. Ninguém deve se envergonhar por procurar saber mais, é assim que eu penso”.  E em se tratando de estudar e aprender, Maria José “é craque”. O (a) leitor (a) pensa que ela estuda “só ” espanhol? Que nada! Ela também está estudando desenho em grafite para treinar a coordenação motora de forma mais detalhada e naturalmente também para desenvolver outro de seus talentos.

UMA MENSAGEM PARA MIM, PARA VOCÊ, PARA NÓS

E claro que depois dessa história incrivelmente inspiradora, nossa reportagem não poderia fazer outro pedido à Maria José que não fosse para ela deixar uma mensagem final. E como você já deve estar imaginando, ela não poderia deixar de dizer que … “Não há um tempo específico para a gente aprender. O ser humano tem uma capacidade infinita! E só acreditar e deixar essa capacidade se manifestar”.  

SOBRE O INSTITUTO BARBOSA FUENTES 

O Instituto Barbosa Fuentes é uma escola presente em Rio Negrinho há dez anos. Fundado e administrado pela professora e empresária Mônica Fuentes, a instituição se diferencia por completo das demais, tendo em vista que toda a estrutura,materiais e metodologias usadas com os cerca de 300 alunos não obedecem a um padrão de franquia. Uma escola única  Monica, que tem larga experiência no ensino de idiomas, juntamente com uma equipe profissional altamente qualificada, desenvolveu um método original e eficaz de ensino, reconhecido por alunos e seus familiares pelos excelentes resultados. O Instituto Barbosa Fuentes disponibiliza aulas padrão, para grupos e VIP de:
  • Inglês ( inclusive com turmas exclusivas de conversação);
  • Espanhol;
  • Alemão;
  • Francês
CONHEÇA A ESCOLA    Interessados em conhecer a escola podem se dirigir diretamente à sede, localizada na Rua Pedro Simões de Oliveira, 440 B, no centro da cidade ou entrar em contato pelo fone 36446184.]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram