Nossas Notícias

POLÍCIA CIVIL DE SÃO BENTO DO SUL SOLUCIONA 85% DOS HOMICÍDIOS SEM AUTORIA DEFINIDA

Anúncios SÃO BENTO DO SUL. A DIC ( Divisão de Investigação Criminal) de São Bento do Sul – foi implementada há oito anos. Desde sua criação, foram registrados 40 homicídios dolosos consumados sem autoria conhecida. Destes, a DIC elucidou 34, alcançando percentual de 85%, superior aos índices de grande parte dos países considerados “de primeiro mundo”. Dois deles ainda estão em investigação, aguardando laudos periciais. Se solucionados, podem elevar a estatística de resolução de homicídios para 90%.

Continua depois do anúncio
NÚMEROS EXCLUEM HOMICÍDIOS DOLOSOS, FEMINICÍDIOS E TENTATIVAS DE HOMICÍDIO  Embora a comparação envolva países com milhões de habitantes, é importante ressaltar que os números da DIC, ao contrário do modo geral de elaboração de estatísticas, exclui os homicídios dolosos cujas autorias são conhecidas quando do atendimento ao local do crime. Isso ocorre porque a investigação de tais crimes é de atribuição da Delegacia de Polícia da Comarca. Os feminicídios, por sua vez, são investigados pela DPCAMI – Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso. Caso fossem incluídos, elevariam a eficiência da Polícia Civil de São Bento do Sul para percentual em torno de 95%. Também não estão incluídas as tentativas de homicídio, independente de terem autoria incerta ou conhecida. POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA COM EXCELENTES RESULTADOS De modo geral, a Polícia Civil de Santa Catarina apresenta resultados excelentes, entre os melhores do país, com percentual superior a 70% dos homicídios solucionados.
Continua depois do anúncio
A DIC elucidou, apenas em 2019, quatro casos de homicídio ocorridos em 2017 e 2018, um deles incluído na Operação “Mamba Negra”, que resultou na expedição de 19 mandados de prisão e 2 de apreensão de adolescentes, até o momento. Ações firmes e incisivas, embasadas em investigações técnicas e robustas, desmotivam a prática de novos homicídios. A título de comparação, por exemplo, no ano de 2013, até o final do mês de maio, já haviam ocorrido oito homicídios na cidade. Em 2019, até o momento, nenhum homicídio doloso sem autoria conhecida foi registrado.
Continua depois do anúncio
NÚMEROS PODERIAM SER AINDA MELHORES Os números poderiam ser ainda melhores. Nos primeiros anos de sua criação, a unidade possuía 05 agentes de polícia. Desde 2014, são apenas 03. Além disso, durante quase quatro anos, pela falta de efetivo, a unidade foi comandada por delegados de outras delegacias de forma cumulativa. Os dois fatores, sem dúvida, comprometeram a produtividade. Somente há pouco mais de um ano a DIC voltou a ser coordenada por delegado exclusivo. Importante destacar que o mérito pelos excelentes resultados pertence a todos os que atuaram e contribuíram com o trabalho da divisão.
Anúncio
   ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram