SÃO BENTO DO SUL. A rua Edi Hubl, no bairro 25 de Julho, é mais uma via contemplada com o programa de Pavimentação Comunitária.
A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de São Bento do Sul, através do departamento de Pavimentação Comunitária, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Samae, Secretaria de Obras, e os proprietários de imóveis na via.
Para aderir ao programa Pavimentação Comunitária, um morador da via deverá entrar em contato com o departamento responsável pelo programa, o qual recebe um termo de adesão para coleta de assinaturas dos moradores para oficializar o interesse pela obra. Posteriormente são realizadas reuniões com os interessados para explicar o programa e responder aos questionamentos existentes.
Em caso de 100% de participação a pavimentação é feita através do sistema de mutirão. Já quando a participação é até 70%, é usado o chamado sistema comunitário, que tem como particularidade a cobrança da contribuição de melhoria dos moradores que não aderem ao programa.
Após a aprovação dos moradores, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo inicia a elaboração do projeto geométrico da obra e do detalhamento do material e da execução da obra. É através dele que os engenheiros analisam qual o melhor material que será aplicado na via, podendo ser concreto, asfalto, lajotas ou paver.
Com o projeto concluído, as equipes da Secretaria de Obras são responsáveis por todo o trabalho de implantação da tubulação e captação referente à drenagem pluvial, e deixam a via pronta, com base e sub-base para receber a pavimentação.
Neste mesmo tempo, o Samae atua em outra ponta, implantando a tubulação de esgoto e deixando as esperas necessárias da rede de água, para evitar que no futuro a rua precise ser aberta. É esse trabalho que ocorre neste momento na rua Edi Hubl, com a implantação da rede em cerca de 300 metros, utilizando recursos próprios da autarquia. No final, ainda será feita uma elevatória e emissário, beneficiando cerca de 25 novas residências.
A parte do pavimento e dos meios-fios fica a cargo dos moradores. Quando há 100% de participação, os moradores escolhem a empresa responsável por realizar o trabalho. Já nos casos em que a adesão seja até 70%, os trâmites seguem as obrigatoriedades legais, com edital aberto, onde os moradores precisam contratar a mesma empresa que vencer a licitação.
Neste ano, 11 vias já foram pavimentadas através do programa e outras cinco estão em fase de obras, próximas de serem concluídas. Além disso, outras seis ruas estão em fase de orçamento e contratação e 14 vias estão na parte inicial de elaboração de projeto.
Informações
Moradores interessados em aderir ao programa devem procurar o departamento de Pavimentação Comunitária pelo telefone 3631-6181, com Rafael Verbinenn.