Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Setembro Amarelo: CAPS realiza ação de conscientização em São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. Nesta semana, as profissionais e as pacientes do grupo de adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II “Cuca Fresca” realizaram a pintura dos vidros da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao Setembro Amarelo, o mês de conscientização da prevenção ao suicídio.

De acordo com a campanha “Setembro Amarelo Salva Vidas”, da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, que é quem organiza nacionalmente o Setembro Amarelo todos os anos, desde 2014, o dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A Coordenadora do CAPS, Thaís Mayara Becker, ressalta que para os profissionais das equipes de Saúde Mental (CAPS, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, SAMU, Unidades de Saúde, entre outros), a prevenção acontece o ano todo, pois todos os dias esses órgãos atendem pessoas em risco de suicídio.

“Trabalhamos com o objetivo de auxiliar no trabalho de prevenção. São ações que também estimulam o nosso grupo de adolescentes em conhecer melhor esta causa e ajudar as pessoas que precisam”, disse.

Segundo a ABP, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Onde buscar ajuda?

O CAPS realiza atendimentos às pessoas que estejam passando por essas situações para agendar o acolhimento. Os telefones para contato são: (47) 3635-3973 ou (47) 3634-1253.

Em casos de urgências e emergências (pessoa em risco para si e para terceiros) o SAMU deve ser acionado pelo telefone 192, ou procurar imediatamente a emergência do Hospital do município.

Outra opção de apoio e escuta é o CVV (Centro de Valorização da Vida) com o número para contato: 188, que está disponível por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia de forma gratuita.

(Fonte: site Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *