Vereadores rio-negrinhenses aprovam projeto para redução de 10% nos custos da taxa de iluminação pública Deixe um comentário / Política / Por RIO NEGRINHO. Projeto de lei da prefeitura que propôs a redução, em 10% na taxa de iluminação pública, foi aprovado na noite desta segunda-feira na Câmara de Vereadores. De acordo com a administração, o projeto leva em consideração um superavit de mais de R$ 540 mil nas receitas da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública). A prefeitura havia anunciado a redução ontem já durante o dia, porém o projeto foi aprovado à noite, com o aval de todos os vereadores. Ineir Miguel Mittmann, o Kbelo (PSC) destacou que em um momento, como este que estamos passando, a medida é bem-vinda, pois vai trazer diminuição nos custos das empresas e demais munícipes. “Veio o momento de devolver, porque superávit acontece em todas as gestões. Foi deixado mais de R$ 900 mil na gestão passada”, destacou ele referindo-se as receitas deixadas anteriormente no caixa da Cosip. Manoel Alves Neto, o Maneco (DEM), da mesma forma confirmou o valor positivo deixado pela administração anterior. “Além disso, foram muitos investimentos na cidade. Nas ruas de acesso ao município foram substituídas várias lâmpadas de vapor metálico por LED deixando a cidade bem iluminada”, defendeu. Maneco citou o exemplo da rua Luiz Graff, pavimentada no ano passado e que também recebeu iluminação em LED em todo seu trecho. Maneco porém criticou a administração, que alegou superavit nestes primeiros meses, mas que segundo ele estaria deixando de fazer a substituição de lâmpadas em vários pontos da cidade. Ele citou como exemplo a Praça do Avião, onde segundo ele, já foram feitos vários pedidos pela troca de lâmpadas queimadas. “Além disso, todo dia pessoas mandam mensagens pedindo que se troquem lâmpadas queimadas”, citou o vereador. Arlindo André da Cruz, o Piska (PP) defendeu a administração e afirmou que existe dinheiro em caixa e que este está sendo bem aplicado e que as eventuais necessidades de troca de lâmpadas devem ser comunicadas ao setor competente. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Finanças realizou um comparativo das receitas e despesas com a Cosip nos anos de 2020 e 2021, o que apontou uma redução de custos, sendo que no ano de 2020 as receitas foram de R$ 3.471.066,67 e as despesas foram de R$ 3.610.870,09, gerando em deficit de R$ 139.803,42. Ainda segundo a prefeitura, em 2021 nos meses de janeiro a maio as receitas foram de R$ 1.583.875,23 e as despesas foram de R$ 1.041.469,95, gerando um superavit de R$ 542.0405,31 até o presente momento. Já de acordo com a Secretaria de Ações Governamentais e Serviços Públicos, são efetuadas em média a troca de 85 lâmpadas por mês, além de outros serviços e reparos realizados. Promoções ]]>