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Estudantes concluem trabalho sobre satisfação dos clientes com o comércio de Rio Negrinho

A turma de jovens do Renapsi ( (Rede Nacional de Aprendizagem e Promoção Social) que há algumas semanas realizou um trabalho escolar no centro da cidade, pesquisando a satisfação da comunidade com o comércio de Rio Negrinho, já concluiu a tabulação das respostas. Natália Navarro, educadora social da turma e propositora da atividade, enfatizou que a pesquisa não é científica. Natália lembrou também que a ideia do trabalho foi fazer os alunos verificarem na prática conceitos aprendidos em sala de aula. “Trabalhamos, na teoria, temas como empreendedorismo, vendas, atendimento. E resolvi levá-los ‘para a rua’ para que pudessem ter uma percepção da realidade em função destes assuntos”. A educadora social também frisou que a proposta foi ver, na prática, se o comércio estava “encantando o cliente” conforme o aprendizado no curso voltado à técnicas do marketing de vendas. “O resultado deste trabalho foi muito satisfatório para mim e para todo o grupo. Não apenas pelos resultados apontados, os quais podemos perceber que mesmo tendo resultados positivos, como aconteceria em qualquer local, sempre existe algo que poderia mudar ou melhorar para agradar ainda mais o cliente. Fizemos a discussão dos resultados em sala e os resultados foram mais positivos do que o esperado”, Natália Navarro, educadora social da turma Para ela, a atividade ainda resultou  em um dia de curso diferente, alinhado a teoria e a prática. “Os alunos deixaram a vergonha de lado e interagiram  com outras pessoas. Isso foi muito bom! Sem contar que fixaram o conteúdo de formas alternativas, percebendo como podem aplicar melhorias no dia a dia de seus trabalhos”. Confira o resultado das entrevistas realizadas com 50 pessoas que passavam pelo centro da cidade, escolhidas aleatoriamente

  • Pergunta 1 – O (a) senhor(a) está satisfeito(a) com as lojas em Rio Negrinho?
30 pessoas responderam que sim 20 que não
  • Pergunta 2 – O que poderia mudar no comercom de Rio Negrinho?
17 pessoas responderam que o preço poderia mudar 13 responderam que poderia ter mais variedade de produtos 3 pessoas disseram que existem produtos iguais na maioria das lojas (as mesmas roupas) 10 pessoas disseram que está tudo ok, nada precisaria mudar 2 pessoas falaram que deveria ter mais promoções 2 falaram que os juros poderiam ser mais baixos 1 falou que poderiam trazer mais novidades tecnológicas 2 falaram que tudo deveria mudar
  • Pergunta 3 – O (a) senhor(a) está satisfeito(a) com o atendimento dos vendedores de Rio Negrinho?
34 pessoas responderam que sim 16 pessoas responderam que não
  • Pergunta 4 – Mesmo que esteja satisfeito (a)  ou não, o que poderia mudar?
11 pessoas responderam que os atendentes deveriam ser mais simpáticos 1 pessoa respondeu que percebeu certa discriminação em não ser atendida antes de outras pessoas mesmo sendo sua vez por não estar bem vestida e talvez parecer que não tivesse condições financeiras para comprar naquele determinado estabelecimento 4 responderam que poderiam ter mais vontade na hora de atender e mostrar produtos 7 disseram que deveriam receber treinamento e mais capacitação 14 responderam que acham tudo ok, não precisaria mudar nada 2 disseram que os atendentes poderiam conhecer melhor os produtos que vendem para apresentar com mais domínio aos consumidores 4 apontaram que falta atenção ao cliente. 3 disseram que precisam melhorar o atendimento de forma geral 1 disse que poderiam não forçar a compra 2 falaram que falta um pouco de educação no atendimento ao cliente 1 disse que tudo deveria ser mudado
  • Pergunta 5 – Em relação ao preço, qual a sua opinião?
19 pessoas disseram que consideram o preço justo 23 pessoas julgam o valor cobrado como caro demais 4 pessoas disseram que o preço estava barato    ]]>

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