REGIÃO. Em função do acidente envolvendo uma carreta carregada com produto químico que saiu da pista no km 16 da Serra Dona Francisca no início desta manhã (29), a prefeitura de Joinville anunciou que a estimativa é de que a água própria para consumo seja suficiente para até por volta das 14h30.
Como a situação do caso é delicada, a administração publicou um Decreto de Situação de Emergência e a Companhia Águas de Joinville alertou para a necessidade de economizar água na cidade.
“Vale destacar que a água que está sendo distribuída pela Companhia Águas de Joinville é própria para consumo”, enfatizou a nota oficial.
A captação de água da Estação de Tratamento (ETA) do Cubatão foi totalmente fechada às 10h. O fechamento ocorreu para que o local não receba água com resíduos provenientes do acidente.
Técnicos da Companhia Águas de Joinville realizam análises constantes para garantir que não há resquícios do produto químico. A empresa constatou que os níveis dos reservatórios estão baixando rapidamente. Por volta das 10h30, o nível dos reservatórios estava em média de 50%, o suficiente para quatro horas de consumo.
Lideranças da prefeitura, Águas de Joinville e forças de segurança da cidade estão reunidas no Gabinete de Crise para acompanhar a situação.
O prefeito Adriano Silva sobrevoou o local com o helicóptero Águia, da Polícia Militar, e constatou que o produto avança com velocidade pelas águas da região.
“Estamos agindo rapidamente e tomando todos os cuidados para garantir a segurança de todos, mas é necessário que a população colabore, economize água e evite o desperdício”, afirmou.
Sobre o acidente
A ocorrência ocasionou a interrupção total do trânsito no trecho, conhecido como “Curva do Mirante”, no km 16 e conforme as informações são de que não há previsão de liberação da estrada. As rotas alternativas são via Curitiba (PR) ou via Corupá.