Nossas Notícias

[Vídeo] Acidente envolvendo vazamento de produto químico na Serra Dona Francisca afeta abastecimento de água em Joinville

REGIÃO. A prefeitura de Joinville e a Companhia Águas de Joinville anunciaram nesta manhã (29), que instalaram um Gabinete de Crise para acompanhar a situação envolvendo o vazamento de produto químico na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca.

O vazamento foi provocado por um acidente envolvendo uma carreta, que conforme informações prévias estaria carregada com ácido sulfúrico, detalhe que será confirmado nas próximas horas.

Como primeira medida, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão fechou preventivamente a captação.

A decisão tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores e pode ocasionar interrupção no abastecimento de água nos bairros Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Glória, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão.

O fechamento irá permanecer até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo.

A ocorrência ocasionou a interrupção total do trânsito no trecho, conhecido como “Curva do Mirante”, no km 16 e conforme as informações são de que não há previsão de liberação da estrada. As rotas alternativas são via Curitiba (PR) ou via Corupá.

Prefeitura apoia ações de contenção

A situação no trecho está sendo conduzida pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, com apoio da Polícia Militar Rodoviária, Bombeiros e outros órgãos.

Além da atuação das equipes técnicas da Companhia Águas de Joinville na análise da água, a prefeitura de Joinville está com equipes de trabalho no local. O prefeito Adriano Silva sobrevoou a região ainda durante esta manhã para avaliar a situação.

Equipes da Defesa Civil da cidade e também da Secretaria do Meio Ambiente (Sama), por meio da unidade de Gestão Ambiental, estão no local para ajudar nas medidas de contenção e orientar em relação às questões técnicas necessárias.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram