SÃO BENTO DO SUL. Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) do Paraná, a professora Adriane da Silva Schmidt lançou, nesta quarta-feira (05), na Sociedade Literária, o livro “Territórios da aprendizagem em contextos diversos na cidade que educa”. Na oportunidade várias pessoas também adquiriram a obra.
Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais com Ênfase em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Associação Catarinense de Ensino (2012), Adriane é efetiva pela Secretaria Municipal de Educação de São Bento do Sul, onde atua na área da educação infantil e possui mais de 20 anos de experiência no ‘chão da sala de aula’.
Ela também falou com a reportagem aqui do Nossas Notícias sobre a publicação, que está disponível também na Amazon, pelo link https://www.amazon.com.br/dp/6554190880?ref=myi_title_dp.
“É sobre pertencer e conhecer para poder intervir: criando memórias e potencializando a cidadania na infância. Olhando para a cidade como um grande manancial de possibilidades educativas, este livro é resultado de investigação acadêmica e traz, de forma dinâmica e sucinta, algumas reflexões sobre a temática desenvolvida durante a pesquisa, que envolvem pensarmos a Educação infantil, novas práticas na contemporaneidade e a Cidade Educadora, bem como novas formas de expandir a relação com o território na cidade que educa”, destacou.
Ela também disse que o trabalho tem o objetivo de salientar a importância de ressignificar a escola, aprimorando, aproximando e ampliando as relações com o território de pertença das crianças.
“O livro busca engajar professores de Educação Infantil em propostas pedagógicas inovadoras que incluam a cidade como objeto de conhecimento, e ao mesmo tempo valorizando as experiências cotidianas produto das relações que ocorrem nos territórios primeiros de pertencimento”, encerrou.