Nossas Notícias

Você já parou para observar, tocar, acariciar e cuidar de suas orelhas? Com a auriculoterapia entendemos que elas, as orelhas, são o mapa do nosso corpo

A Auriculoterapia e seus benefícios

Caros leitores, hoje vou falar um pouco sobre os benefícios da Auriculoterapia. Mas antes vamos entender um pouco o que é a Auriculoterapia. E vou iniciar com um questionamento:  Você já parou para observar, tocar, acariciar e cuidar de suas orelhas? Algumas pessoas gostam de suas orelhas, outras a odeiam, e outros não dão a mínima; ainda tem alguns que dizem que elas nem deveriam existir. Você deve estar pensando e daí o que tem a ver tudo isso com Auriculoterapia. Pois bem ainda continuo a lhe deixar mais intrigado com esse questionamento, pois ainda tem as orelhas pequenas, as grandes, as com muitas curvas, as sem curvas, as que tem pelos, as que tem cicatrizes, enfim muitos tipos e formas. Até agora estou falando somente da parte anatômica da orelha.  Mas vamos mais além, quais sensações você já sentiu em sua orelha? Esquentar? Doer? Gelar? Fisgar? Coçar? E a cor?  Vermelha? Pálida? Roxa? Enfim perceba que a orelha vai além dos tipos anatômicos e da função de usar adereços? Sim a orelha ou melhor dizendo as orelhas são o mapa do nosso corpo. Veja estas fotos:

Mas afinal, o que é a auriculoterapia?

Agora que você viu nas fotos acima como é nossa orelha e como ela está relacionada com nosso corpo, órgãos e sensações “sentimentos” fica mais fácil entender o que é a Auriculoterapia. Auriculoterapia é uma terapia de origem chinesa que específica a região das orelhas como principal foco para localizar os principais desconfortos e mal estar, como dores físicas e emocionais, sendo assim possível prevenir e tratar através de determinados pontos nas orelhas, os chamados pontos auriculares. Esses pontos podem ser estimulados através de agulhas, laser, sementes ou outros objetos metálicos ou magnéticos, de modo a criar ligações com nossos órgãos, sistemas e membros do corpo, desde os nervos aos músculos. É como uma acupuntura específica na região das orelhas em busca do equilíbrio corporal.

Para que serve auriculoterapia?

Serve como um tratamento complementar para aliviar sintomas relativos a problemas de saúde física, mental e emocional. Não é uma cura imediata, e sim um tratamento progressivo, ou seja, não é apenas com uma sessão que vai ajudar e sim uma sequência de no mínimo cinco sessões, que em paralelo aos tratamentos básicos de cada condição de saúde, acelera os efeitos.  Pode ser feita em crianças, jovens, adultos e idosos, sem restrições.

Benefícios da auriculoterapia

  • Melhora estados depressivos, ansiedade e stress; 
  • Evita e espaça crises de insônia; 
  • Aumenta o chi (energia vital) e reduz o cansaço físico e/ou psicológico;
  • Alivia dores como: Tendinite, dores na lombar e na coluna;
  •  Auxilia nos tratamentos de emagrecimento; 
  • Ajuda a eliminar o vício do tabaco;
  • Auxilia na melhora de enxaquecas;
  • Harmoniza a energia do organismo e restabelece o circuito energético nos meridianos, o que, em outras palavras, melhora a saúde como um todo.

Auriculoterapia funciona?

Sim, pode acreditar. Pode parecer um método meio surreal que através de pontos na orelha o corpo busque mais equilíbrio, mas é muito verdade. Prova disso é que a Organização Mundial da Saúde reconhece a auriculoterapia e acupuntura de outras regiões com eficiente no tratamento complementar de diversas condições de saúde. Claro que há limites, como dores crônicas ou casos inoperáveis mais graves, por exemplo, onde os alívios de sintomas são temporários e voltam em pouco tempo.

Auriculoterapia dói?

A aplicação das agulhas finas nas orelhas é indolor! Mas não se preocupe, pois se você tem fobia de agulhas, saiba que nem todo método de auriculoterapia é feito com agulhas, e sim com fixação de sementes ou outros objetos específicos E para alívio de muitos eu trabalho com a fixação de sementes e hastes, não utilizo agulhas. “Nas mãos do terapeuta está o caminho, na mente do cliente está a cura.” Ananda Yeshe Dorje* CONTRA-INDICAÇÃO Essa técnica não apresenta efeitos colaterais, como também não interfere nos fármacos, que o cliente possa estar usando. Todas as técnicas da área terapêutica e holística são COMPLEMENTARES e NATURAIS, para a melhoria da qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico convencional.

Até  a próxima! Gratidão 🙏🙏🙏

Texto: Simone da Cruz Chagas, mãe, casada,gestora de negócios e terapeuta apaixonada. Empreendedora, atende no Espaço Terapêutico Viver Bem. Marque seu horário para avaliação pelo fone: (47) 9.91530785)

 ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram