Nossas Notícias

Tempo em SC: chuva frequente e temporais isolados marcam essa segunda semana de abril, aponta Defesa Civil


SANTA CATARINA. Ao longo desta segunda-feira (08), de acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a influência de uma área de baixa pressão atmosférica mantém o tempo instável, principalmente na metade Leste e Norte catarinense, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná, onde há condições para temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa, o que representa risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos e deslizamentos. 

Já na terça-feira (09), uma frente fria com fraca intensidade avança pelo mar e provoca temporais isolados nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo da quarta-feira (10), a frente fria, ainda no mar, recebe reforço do fluxo de calor e umidade da região amazônica, intensificando a chuva, que de forma pontual passa a ocorrer acompanhada por temporais que podem ser de intensidade forte por alguns momentos.  O tempo segue abafado e com temperaturas oscilando em torno dos 30°C nas tardes.

A partir da quinta-feira (11), até o final de semana, a circulação marítima favorece um intenso deslocamento de umidade do mar para o continente, o que mantém o tempo instável e com chuva persistente do Centro ao Leste do estado. Nas demais regiões, a chuva ocorre de forma mais isolada e acompanhada por temporais. O risco segue sendo baixo a moderado. Além disso, a maior cobertura de nuvens e o  vento de Sudeste a Leste mantêm as temperaturas amenas, inclusive, nas tardes, quando não superam os 25°C.

Na sexta-feira (12), instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera intensificam a chuva do Litoral e também os temporais no Oeste. Há risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos, enxurradas pontuais e também de destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica no Oeste.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não atravesse ruas alagadas; 
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram