Nossas Notícias

Moradoras de Rio Negrinho são as primeiras a percorrer o Caminho da Santa Catarina, em São Bento do Sul


Explorar as belezas naturais de São Bento do Sul e aproveitar a tranquilidade e a imensidão da mata para se encontrar com o seu próprio interior. Foi esta a experiência vivida pelas amigas Andreia Alessandra da Rosa, Camile Corrêa de Menezes e Alessandra Cristofolini, todas moradoras de Rio Negrinho, ao serem as primeiras pessoas a concluírem o Caminho da Santa Catarina.

A caminhada do grupo iniciou em um dos novos cartões postais do município, no dia 2 de março.

“Já tínhamos algumas informações prévias, então, às 5h15 ainda estava bem escuro, estávamos no marco inicial da caminhada, no Monumento a São Bento, ao lado da Igreja Matriz. Ali fizemos a oração de São Bento e iniciamos a jornada. Nos primeiros quilômetros passamos por alguns bairros da cidade, foram cerca de nove quilômetros de trecho pavimentado”, relatou Andreia.

Ela, que é especialista neste tipo de peregrinação, relatou as surpresas vivenciadas.

“Foi uma grande emoção quando encontramos a primeira marcação do caminho, uma singela seta amarela e uma flor [laelia purpurata], símbolo do estado de Santa Catarina. Chegamos no pórtico para o Rio Natal, e fomos em direção a uma das regiões mais lindas da cidade. Mesmo estando nublado naquele momento, já conseguimos avistar a imensidão da natureza”, contou.

As peregrinas destacam que por todo o caminho é possível avistar atrativos de arrepiar.

“Cruzamos a linha do trem e encontramos a Capela Nossa Senhora das Graças, simples e bem cuidada. Aproximadamente no quilômetro 15 vimos o majestoso Morro da Igreja em meio a Mata Atlântica [….] vimos muitas borboletas, inclusive uma espécie rara. Encontramos água pura e fresca, frutas e muitos ciclistas. Ainda o trem de carga, por onde também passa a Maria Fumaça. Logo nos deparamos com a bela Igreja do Rio Natal”, disse ela.

Estrutura

O trecho oferece, além dos inúmeros presentes da natureza, certas comodidades aos caminhantes.

“Logo adiante encontramos uma lanchonete, onde paramos, usamos o banheiro e lanchamos, fomos muito bem atendidas pelo proprietário. Estávamos muito animadas, pois fazer o caminho autoguiado e ainda encontrar pontos de parada nos deu muita segurança e tranquilidade […] Paramos, recarregamos a bateria do celular e a nossa bateria também, com suco e pastel”, afirmou Andreia. 

A chegada

A conclusão deste trajeto de autoconhecimento e contato com a imensidão do verde tocou as participantes.

“Os passos já estavam lentos quando vimos de longe a Ponte Férrea. Foi de tirar o fôlego de tanta beleza e um mix de sensações e emoções tomaram conta. Respiramos profundamente, apreciando o momento presente e agradecendo por cada passo dado e seguimos […] o silêncio permeou entre nós e cada uma foi fazendo o seu caminho externo e interno […] nesse momento o coração disparou, o sorriso foi de orelha a orelha, demos as mãos e atravessamos a ponte, divisa da cidade de São Bento do Sul com Corupá”. 

Caminho da Santa Catarina 

O assessor de gabinete da Prefeitura de São Bento do Sul, Patrick Vicente, explica como surgiu este atrativo.

“A ideia surgiu em uma conversa no Gabinete do Prefeito, e já em outubro de 2023 realizamos o reconhecimento de campo e a demarcação do trajeto. O referido caminho percorre cerca de 32 quilômetros no território de São Bento do Sul até a divisa com Corupá, na localidade de Rio Natal. O percurso total, saindo do Monumento de São Bento até o Seminário de Corupá, é de aproximadamente 42 quilômetros”, disse.

O projeto visa ainda a integração com outras cidades, fortalecendo o turismo regional.

“A ideia é que outros municípios do Estado continuem este caminho, formando uma grande rota turística. Razão pela qual se optou pelo nome de Caminho da Santa Catarina, bem como a flor símbolo do Estado. O objetivo do caminho é o desenvolvimento do turismo religioso e rural, proporcionando uma vivência contemplativa da natureza e reflexiva do indivíduo”, concluiu.

Quem quiser maiores informações sobre o Caminho da Santa Catarina, pode acessar o perfil do Instagram: @caminhodasantacatarina.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram