Nossas Notícias

Bugio encontrada em área urbana de São Bento do Sul foi encaminhada para centro especializado em Florianópolis

RIO NEGRINHO. Já neste início de 2024 o trabalho de apoio do médico veterinário e também bombeiro comunitário Stanley Viliczinski, proporcionou que mais alguns animais silvestres, encontrados em áreas urbanas e de mata, pudessem ser resgatados e encaminhados para instituições nas quais possam se recuperar e, posteriormente, ter seu destino definido.

Conforme relatou à reportagem aqui do Nossas Notícias, um desses animais foi uma fêmea de bugio, encontrada em uma área urbana de São Bento do Sul.

“Como faço resgates em toda a região, o IMA (Instituto do Meio Ambiente), juntamente com o IBAMA, mandaram uma solicitação para fazer a remoção desse animal que estava atacando algumas pessoas”, explicou.

Viliczinski contou que o resgate aconteceu há um tempo atrás e após uma longa observação, foi constatado que era um animal um pouco manso demais e que precisava de mais alguns exames.

“O IMA, juntamente com o IBAMA, fizeram a transferência dela daqui de São Bento do Sul para a FURB (Universidade Regional de Blumenau), em Blumenau, onde a mesma deverá passar por uma bateria de exames e ser reavaliada”, detalhou.

Na sequência, o animal seguirá para o Cetas, que é o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Florianópolis.

“Lá ela vai ter o destino definitivo, ou seja, vai para um mantenedor de fauna, onde já se mantém bugios dessa espécie, ou volta para a natureza. Mas essa definição competirá ao corpo técnico de lá, que tem médicos veterinários, biólogos e toda uma equipe profissional”.

Questionado por nossa reportagem sobre se os bugios são comuns na região, o especialista explicou que sim mas que com a última pandemia de febre amarela, eles sumiram por um bom tempo.

“Mas agora estão voltando e já foram vistos em alguns locais em São Bento do Sul”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram