Nossas Notícias

Rio Negrinho: “Escape Room” será mais uma das atrações do evento na Escola Marta Tavares nesta quinta e sexta

RIO NEGRINHO. A Escola Professora Marta Tavares, do bairro Cruzeiro, promove nesta quinta (15) e sexta-feira (16) uma série de atividades para seus alunos, para estudantes de outras unidades de ensino e para a comunidade.

Nos dois dias, a instituição será palco da Mostra de Conhecimento e Feira do Livro, recebendo ainda o Caminhão da Vida Marinha e Caminhão da Amazônia. Várias escolas, entidades, organizações e instituições também marcarão presença, com a exposição de vários produtos e serviços além de apresentações culturais.

Uma das atividades será a primeira edição do “Escape Room”, jogo que tem como propósito testar os conhecimentos dos alunos. O fato de envolver várias disciplinas do dia a dia, faz com que o desafio seja ainda mais atrativo.

“Se trata de uma dinâmica presencial em uma sala decorada, em que os jogadores são ‘aprisionados’ nos ambientes de jogo e precisam desvendar pistas e enigmas para conseguir escapar. A ideia da atividade partiu de uma pesquisa de mestrado realizada em 2021”, detalha a autora da ação, a professora Mestra em Educação em Ciências e em Matemática, Carolin Mariano.

Segundo ela, ao demonstrar em sala de aula como o jogo permite testar os conhecimentos científicos escolares de uma maneira divertida e empolgante, os alunos dos nonos anos manifestaram o interesse em produzir um modelo de jogo. Após uma seleção, nove alunos foram orientados para a montagem de um exemplar de escape.

“Nosso objetivo é demonstrar aos participantes como o conhecimento científico pode ser usado no cotidiano em tarefas básicas, além de demonstrar como a aprendizagem baseada em jogos permite testar suas capacidades cognitivas e aprimorar novas habilidades”, conta ainda. LEIA TAMBÉM: Rio Negrinho: caminhões da Vida Marinha, da Amazônia e feiras do Livro e do Conhecimento são atrações em evento aberto ao público na Escola Marta Tavares

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram