Nossas Notícias

APAE de Rio Negrinho promove café com desfile de educandos e várias atividades neste “Agosto Laranja”

RIO NEGRINHO. Aproximadamente 70% das deficiências podem ser prevenidas. Você sabia? De acordo com Michele Oliveira Luiz Coan, orientadora pedagógica da APAE, dados apontam esse alto percentual quando se fala em deficiências motoras, intelectuais ou múltiplas.

Por isso, neste “Agosto Laranja”, mês de conscientização sobre a prevenção de deficiências, a APAE promoverá uma série de atividades.

“Vamos promover uma carreata pela cidade, palestras e também a ‘Tarde Laranja’, que será um café com toda a temática voltada a prevenção de deficiências e exposição das capacidades dos educandos. Eles inclusive vão desfilar ”, adianta a presidente Tatiane Marega.

O café será realizado no dia 28 de agosto, a partir das 13 horas e os ingressos estão sendo vendidos por R$ 25,00.

“Cartões poderão ser adquiridos com a APAE, pelo telefone (47) 3644-9635. Para os educandos e seus pais, a entrada será gratuita”, comenta a diretora Anelize Tureck.

Sobre a prevenção de deficiências

Michele enfatiza que vê-se, na atualidade, campanhas municipais, estaduais e federais sobre a prevenção de deficiências.

“Porém, existe muito ainda a ser feito. São muitos anos trabalhando neste sentido”, explica.

Segundo ela, a preparação deve existir desde a ideia de gestar, durante a gestação e nos primeiros meses de vida da criança, para que possam ser evitados transtornos e deficiências.

“Quando falamos em prevenir, falamos desde a formação do feto até a terceira idade. Mas no período pré-gestação e na primeira infância temos os melhores resultados. Gestos como: não fazer uso de drogas (mesmo lícitas), acompanhamento pré-natal e manter a carteira de vacinação em dia são extremamente importantes e indispensáveis quando falamos em vida sem deficiências”, diz.

A orientadora explica ainda que no caso de uma alteração no desenvolvimento esperado seja notada, quanto mais rápido o início dos tratamentos, melhores os resultados futuros.

Ela frisa que de 0 à 6 anos, a criança está em uma fase de evolução cerebral muito rica, sendo então uma fase imprescindível para seu desenvolvimento, e perfeita para ter terapias.

“Quanto mais cedo se observa uma alteração, mais cedo se iniciam tratamento e mais se obtém resultados. O cérebro evolui durante toda vida e mesmo que sejam observados atrasos tardios, existe evolução”, cita.

Ela finalizou enfatizando que a APAE de Rio Negrinho, juntamente com o município, estado e federação das APAES vem intervindo em muitos âmbitos para conseguir uma melhor intervenção e o mês de agosto é uma oportunidade muito importante de abordar o tema de diversas formas, além das que já são trabalhadas nos demais dias do ano.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram