Nossas Notícias

[Com fotos e vídeos] “Sorte no Sertão” encanta público em Campo Alegre

Fotos: reportagem Nossas Notícias

CAMPO ALEGRE. O Espaço Cultural “Sirley Maria Neumann Johanson” recebeu na noite desta terça-feira (19) uma apresentação de teatro do grupo Desmontagem Cênica, de Imbituba.

O espetáculo gratuito da Cia faz parte do programa Integração e Descentralização da Cultura – SC (IDC), resultado do Edital de credenciamento Público através da Fundação Catarinense de cultura (FCC) 2021.

As apresentações acontecem em forma de circuito, percorrendo 10 cidades diferentes. Levemente inspirado na obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, o espetáculo conta a rotina de dois irmãos que moram em um lugar com poucas condições e sonham com a vida na cidade grande, quando de repente recebem a visita inesperada de uma pop star da música.

Entre muitas surpresas e revelações, descobrem que a felicidade que tantos sonhavam sempre esteve ali junto deles e que não há dinheiro que a compre.

Conforme o grupo, “Sorte no Sertão” foi criada para quebrar alguns paradigmas criados pela sociedade, levando o público a repensar qual é o conceito de felicidade para sua vida.

De acordo com a equipe, houve um planejamento coletivo com atores e direção durante a montagem e execução do espetáculo.

“Cada detalhe foi pensado, buscando uma unidade entre figurino, sonorização e iluminação. A idéia é mostrar para os espectadores um sertão sem estereótipos, que pode estar em qualquer lugar. Nos diálogos pode-se observar bem isso, quando a palavra ‘Lá’ subentende que seria ‘a cidade’ e ‘Cá’ seria o ‘sertão’, lugar que se vive'”, explicaram.

Durante a abertura do evento, a Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Sandra Regina Lepeck, agradeceu a companhia de teatro e a presença do público que prestigiou a apresentação.

“Estamos muito felizes em receber aqui esta apresentação. É muito bom mais uma vez trazer cultura para os nossos campoalegrenses, principalmente com o teatro, que não é uma realidade para muitos de nós”, finalizou.

Sobre a peça

O cenário foi baseado na simplicidade de quem mora no interior, sem se apegar nos detalhes, criando um ambiente leve e limpo.

As músicas regionais do espetáculo fazem o público lembrar os grandes músicos nordestinos. Para a iluminação foi produzido um ambiente que se encaixasse com o clima do nordeste e simultaneamente com a dramaturgia.

Para algumas cenas, a iluminação fica sempre focando somente no personagem, criando uma atmosfera fora do local onde se passa a trama.

O espetáculo, além do entretenimento, leva o espectador a uma reflexão sobre vários assuntos como adversidade, preconceito, política e respeito, além de mostrar que o caminho para encontrar a verdadeira felicidade não é tão complicado assim.

“Teatro é possível? SIM!!!!”, frisou a equipe da companhia.

A reportagem do Nossas Notícias acompanhou o evento e fez alguns vídeos no local.

• Um pouco da apresentação. Clique aqui para assistir no Facebook e aqui para assistir no Instagram.

• Secretária Sandra Nepel e equipe da Desmontagem Cênica falam ao Nossas Notícias. Clique aqui para assistir no Facebook e aqui para assistir no Instagram.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram