Nossas Notícias

“Parar sobre a ‘yellow box’ é infração de trânsito”, orienta diretor de ensino do CFC Conceito

RIO NEGRINHO. A “yellow box”, ou em português, “caixas amarelas”, servem para orientar os motoristas de que nos cruzamentos é proibido parar ou estacionar o veículo a fim de não obstruir o cruzamento e evitar lentidão e congestionamentos.

Em Rio Negrinho tal caixa amarela está pintada no cruzamento das ruas Carlos Weber e Jorge Zipperer, na área central, mas, apesar disso, muitas vezes a marcação acaba não sendo respeitada, o que configura infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é passível de multa, conforme Djeison Castilho, diretor de ensino do CFC Conceito.

Ele destaca que de acordo com o Artigo 45 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal.

“A ‘yellow box’ existe para deixar claro ao condutor que aquela área não pode ser ocupada de modo a obstruir ou impedir a passagem de veículos. É necessário manter sempre a atenção e, caso perceba necessidade de parar, deve-se fazer antes do cruzamento. Desta forma se evita atrapalhar o fluxo e não se corre o risco de ser multado”, enfatiza Castilho.

Castilho cita ainda que conforme o Art. 182, inciso VII do CTB, parar o veículo em área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres, é infração média de trânsito e com penalidade de multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

“É importante que todos os usuários fiquem atentos à sinalização de trânsito”, frisa.

“Ela está ali para orientar e proporcionar segurança, organização e orientação a motoristas e pedestres”, reforça.

O diretor lembra que independente da demarcação da “yellow box”, parar no cruzamento impedindo a passagem dos demais veículos já caracteriza infração de trânsito, sujeita à multa.

“No caso de Rio Negrinho também os condutores não podem estacionar ou parar sobre ela, a caixa amarela tem que ficar livre. Mesmo que o semáforo esteja verde para mim, se entre meu carro e o veículo da frente eu não tenho espaço para ficar fora da faixa, eu não posso adiantar”, orienta.

“Aqui o pessoal bloqueia o cruzamento e bloquear o cruzamento é infração de trânsito. Se existe uma sinalização horizontal advertindo os condutores, eles tem que respeitar”, lembra ainda Castilho, que defende um trabalho de conscientização junto aos motoristas para que primeiramente entendam o significado da yellow box e a partir daí possam respeitar a legislação de trânsito.

“Esse foi um projeto que há três anos eu apresentei na prefeitura e foi implementado na cidade”, lembra.

Antes dessa publicação, nossa reportagem promoveu uma enquete nas redes sociais, perguntando aos seguidores se sabiam o que é a yellow box e qual seu objetivo. Clique aqui para conferir no Facebook e aqui para ver no Instagram.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram