Nossas Notícias

Rio-negrinhense é destaque em festival de cucas em Brusque

RIO NEGRINHO. Cirlete Aparecida Walter Jurek, atualmente com 55 anos, é apaixonada por confeitaria. A rio-negrinhense, que por 11 anos morou em Brusque, movida por essa paixão, participou de vários festivais de cuca da cidade, sempre com destaque. E na semana que passou, nos dias 9 e 10, não foi diferente.

“Esta foi a minha quinta participação, na qual fiquei entre as finalistas, em quinto lugar. Um dos requisitos é promover a cultura e a tradição alemã”, completa ela, que produziu no evento a Cuca Bombom de Vinho com massa fermentada e recheio de creme de vinho, chocolate nobre branco e nata.

“Quando teve o primeiro ‘Festival da Cuca de Brusque – a cuca nota 10 do Brasil’, eu me inscrevi e fiquei com o troféu de terceiro lugar mais prêmio de R$ 1 mil”, conta Cirlete.

A premiação foi conquistada com uma Cuca de Banana com Nutella e farofa de castanhas, lembra.

Segundo ela os concursos acontecem geralmente com cerca de 30 a 35 participantes que devem preencher os requisitos da competição, como enviar sua receita e executar a mesma durante o evento.

“Geralmente são preparadas duas cucas por participante de aproximadamente 26 centímetros. São duas cucas iguais, de mesmo sabor, onde uma é servida para uma bancada de jurados para dar a nota e a segunda vai para leilão para ajudar alguma entidade”, detalha.

O concurso acontece sempre em dois dias.

“No primeiro dia saem as 15 finalistas que voltam no segundo de dia de competições para preparar as mesmas cucas e daí sai a vencedor. O evento é contagiante e sempre queremos voltar e se ganhar então melhor ainda”, cita.

Amanhã (15) vamos publicar aqui o passo a passo para a produção do doce, que Cirlete gentilmente se ofereceu para compartilhar com nossos seguidores. Atualmente ela mora no Cruzeiro, em Rio Negrinho, onde produz cucas por encomenda. Quem quiser fazer uma encomenda pode entrar em contato pelo 47 9638-6648.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram