Nossas Notícias

Pais de alunos do Marta Tavares participam de palestra sobre prevenção às drogas

RIO NEGRINHO. Partindo do princípio de que a melhor ferramenta para manter crianças e adolescentes longe das drogas é o diálogo, aconteceu nesta quarta-feira (29), mais uma edição do programa “Se Liga”, que tem foco na prevenção contra o consumo de entorpecentes. O “Se Liga” é um projeto do CERENE, desenvolvido com recursos do Fundo da Infância e Adolescência.

Desta vez o foco foi sobre que ações os pais podem tomar para que as drogas não entrem em suas casas através dos estudantes, explica Jean Ricardo Sasse, que palestrou para as famílias. Além dele, Ana Cristina Mai, também da equipe do projeto, participou do encontro.

“A ideia é fazer a prevenção na família. Falamos sobre fatores de proteção, como por exemplo os pais estarem presentes e participarem da vida dos filhos, saberem onde os filhos estão, com quem eles estão, conhecerem a família dos amigos dos filhos. Isso tudo são fatores de proteção que eles podem colocar em prática nas suas casas e com isso proteger seus filhos”, cita.

O projeto teve início em 2019, foi paralisado durante a pandemia, e retomado nesse ano.

As reuniões com as famílias acontecem todas as quintas-feiras, de forma quinzenal. Também dentro da iniciativa, acontece o “Se Liga Kids” com ações aos sábados, também a cada duas semanas. Todas essas atividades acontecem na Escola Marta Tavares.

“Essa ação acontece no ginásio da escola e a comunidade é convidada a participar”, convida Jean.

Na última edição (25), cerca de 80 crianças participaram da iniciativa.

“Servimos lanche gratuito, realizamos brincadeiras, disponibilizamos cama elástica e também uma mensagem de prevenção na qual falamos sobre emoções, mentiras, o que usar e o que não usar na internet, habilidades de vida e como podem ficar longe das drogas”, detalha.

“Não falamos das drogas, porque as drogas são a morte e a nossa proposta é falar de vida”, destaca.

Sasse reafirma que o programa não é aberto somente para os alunos, mas sim para todos os moradores do bairro e todos que queiram participar, mesmo de outras áreas da cidade.

“No próximo dia nove de julho, das 14h30 às 16h30, literalmente a porta do ginásio da escola será aberta e quem quiser vir pode chegar”, encerra.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram