Nossas Notícias

Delegado alerta para golpe da vaga de emprego

Usando cada vez mais da criatividade – e da falta de caráter – os “criminosos virtuais” continuamente criam novos golpes.

E um deles é o da vaga de emprego, conforme explicou o delegado Rubens Passos de Freitas em recente participação em uma live do Nossas Notícias, cujo tema foram os crimes pela internet (assista clicando aqui).

“Eles publicam nas redes sociais uma vaga de emprego, com um salário muito acima do padrão e que não exige experiência. No anúncio pedem que os interessados respondam nos comentários ou entrem em contato e então pedem que a pessoa envie foto de documentos pessoais e ainda uma foto segurando um documento pessoal. Depois usam esses dados para abrir falsas contas em bancos de internet “. 

Ele aconselhou as pessoas que estão a procura de emprego a ficar em alerta com relação à vagas “diferenciadas”. 

“Desconfie, principalmente se for uma empresa de fora. Afinal, porque uma empresa de fora estaria ofertando aqui uma vaga com um salário tão alto assim e sem nenhuma exigência? Verifique sempre a idoneidade da empresa mas o ideal é não repassar cópias de RG, CPF ou outros documentos pela internet”.

Freitas finalizou frisando que cuidados como esses evitam que um (a) verdadeiro (a)  candidato (a) a uma vaga de emprego acabe respondendo a um inquérito, por exemplo, por ser “laranja” de um golpista. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram