Nossas Notícias

Com “O Menino e o Muro”, Maria Aparecida Pscheidt transformou ambiente escolar em Rio Negrinho; projeto foi um dos que recebeu o Prêmio Professor Destaque

RIO NEGRINHO. Difícil encontrar uma frase que resuma fielmente o significado do projeto “O menino e o Muro”, desenvolvido pela professora Maria Aparecida Leck Pscheidt com alunos do 2° ano da EMEB Professor Arnaldo de Almeida Oliveira, no Industrial Sul. 

Dentre tantos detalhes, a iniciativa da educadora provou o poder de transformação do ambiente escolar a partir do pequeno investimento na pintura de um muro. E não por acaso ela foi uma das vencedoras do Prêmio Professor Destaque 2021, uma iniciativa transformada em lei a partir de um projeto apresentado pela professora e vereadora Alessandra Cristofolini, com a aprovação de todos os demais parlamentares. 

Os premiados foram escolhidos através de uma comissão técnica, que analisou 68 atividades, escolhendo as sete vencedoras. 

À nossa reportagem, que esteve na escola, a professora contou que a ideia do projeto surgiu a partir de uma história do livro didático, que conta como um menino transformou o muro da casa dele, fazendo daquele um bonito espaço. 

“Fui desenvolvendo as atividades com os alunos. Ao mesmo tempo a gente olhava pro muro que fica do fundo da sala …  Estava feio, preto, sem vida, não tinha alegria. A partir daí resolvemos pintar o muro, como o menino do livro”. 

A atividade começou em maio e de acordo com a professora, houve muitas trocas de ideias até chegar no resultado final, que tem na parte de cima a reprodução da pintura que o menino fez no livro. 

O trabalho foi realizado por um pintor profissional porém, na parte de baixo do muro, foram os próprios alunos – inclusive um especial – que pintaram desenhos de sua escolha. 

“Foi proposto que eles desenhassem o que fariam se fossem o menino do muro. Eles fizeram vários desenhos e escolheram o que mais gostavam. Além disso, produziram cada um seu próprio livro com a história do material didático”, explicou a professora. 

Ela frisou também que o resultado do projeto foi um sucesso, que rompeu os limites da sala e da própria escola. 

“Para eles é uma lembrança muito especial! Ficaram muito orgulhosos e consideram o muro como sendo deles mesmo. Desde agosto, quando encerramos a pintura, muita gente quis conhecer o trabalho de perto. Como as visitações ficaram restritas por conta da pandemia, enviamos muitas fotos para os pais e outras pessoas interessadas”.

Com o trabalho finalizado, o restante do muro da escola acabou sendo pintado também e agora, conforme a professora, o objetivo é que em 2022, alunos de outras salas que ficam no entorno do muro, realizem suas pinturas também. 

“Essa foi a primeira vez que fiz um trabalho desses. Mas a gente desenvolve muitos outros projetos em sala, que muitas vezes ficam restritos a esse espaço. Porém o nosso muro foi além da escola. Quero destacar também que todos os nossos trabalhos contaram também com o apoio dos pais. Eles são muito atuantes, confirmando que trabalhando juntos, família e escola podem trazer excelentes resultados à educação”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram