Nossas Notícias

Bombeiros resgatam “mão pelada”; animal foi devolvido a natureza

REGIÃO. Uma ocorrência inusitada foi atendida pelos bombeiros na manhã desta terça-feira (23), na rua Ministro Calógeras, na Vila Ivete, em Mafra. 
No local, havia um “mão-pelada”(procyon cancrivorus), da família do racun norte americana. O animal é conhecido também como guaxinin brasileiro. 

De acordo com Stanley Viliczinski, bombeiro comunitário, especialista em animais silvestres e acadêmico de Medicina Veterinária, o animal é nativo da região e há várias motivos que podem tê-lo trazido para o meio urbano. 

“Pode ter sido a redução do habitat ou perseguido de um animal doméstico, como um cão, por exemplo. Ele pode ter se sentido acuado e ter ido buscar abrigo. Também pode ter ido em busca de alimento, pois esse é um animal que tem olfato bem apurado, sente cheiro de longe”.

O “mão pelada” foi capturado e avaliado. Como não apresentava nenhum ferimento, foi devolvido à natureza, em uma mata nativa. 

“É o procedimento correto. Inclusive existe também o cachorro do mato, que é bem parecido com o ‘mão pelada’. Já pegamos alguns aqui em Rio Negrinho. Houve uma situação em que um deles invadiu uma residência e os moradores precisaram de auxílio dos bombeiros para que o animal fosse resgatado. É bem comum esse tipo de ocorrência na região”, finalizou Stanley. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram