Nossas Notícias

Gerar atende 40 jovens que trabalham como aprendizes em Rio Negrinho e região; inscrições estão abertas durante todo ano

REGIÃO. Jovens com idade entre 14 e 24 anos não completos que estejam estudando na escola regular ou mesmo no Ensino Superior e que desejam trabalhar como aprendizes podem se inscrever no Gerar, um dos programas habilitados pelo Ministério do Trabalho para formar aprendizes no Paraná e Santa Catarina. 

De acordo com a equipe pedagógica do programa, na região de Rio Negrinho atualmente há 40 jovens que estudam na escola regular e também são aprendizes em Serviços Administrativos, com aulas remotas às segundas e sextas no período da tarde.

Nos demais dias da semana, em período contrário ao da escola, eles trabalham em empresas de Rio Negrinho e São Bento do Sul, que conveniaram com o Gerar. 

Em Rio Negrinho, o polo do Gerar fica na Acirne e em São Bento do Sul, na Univille. Em entrevista ao Nossas Notícias, a equipe pedagógica do programa afirmou que o número de vagas não chegou a ter um grande salto no último ano, por dois motivos.

“Não estamos com um número tão expressivo por conta da pandemia e também por um pouco de dificuldade para encontrar currículo de jovens. Estamos inclusive pensando em novas estratégias e formas de alcançar mais jovens para preenchermos essas vagas”.

COMO SE INSCREVER

Acesse www.gerar.org.br e acompanhe também as novidades do programa no Instagram@gerarjoinville.

“Nós também disponibilizamos de ficha impressa para os jovens que não tem acesso a internet, essas fichas são entregues nas escolas e também no EJA. As escolas nos encaminham essas fichas e assim que surgem as vagas nós encaminhamos o jovem”, explicaram destacando que a Lei da Aprendizagem tem o objetivo de garantir que não ocorra nenhum tipo de discriminação com os candidatos.

“A seleção é bem simples: o jovem se candidata para a vaga e nós encaminhamos para a entrevista/processo de seleção. Algumas vezes essa seleção é realizada pela própria empresa e em outras ocasiões, pelo Gerar”.

Todo o processo, segundo a equipe pedagógica do programa, ocorre em torno de até 15 dias, incluindo entrevistas, aprovação, e contrato. 

SOBRE O GERAR

O Gerar Subsede de Joinville atende os Polos da região, que são: Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Itapoá, Garuva, Jaraguá do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Luiz Alves, Tijucas, Bombinhas. 

LEIA TAMBÉM:

Jovens da região que desejam trabalhar como Aprendizes também podem se inscrever no Renapsi

Jovem Aprendiz em Rio Negrinho e São Bento do Sul: indústrias tem até 30 de novembro para indicar os selecionados para programa do SENAI; saiba como participar

Senac abrirá inscrições para nova turma de Aprendizagem em Rio Negrinho no final de 2022

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram