Nossas Notícias

Fundação Hospitalar Rio Negrinho busca habilitação para implantar 10 leitos de UTI Adulto; projeto já foi protocolado

RIO NEGRINHO . A diminuição a cada dia de registros de novos casos de Covid-19, assim como a redução no número de internações pela doença, em especial nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) específicas, faz com que a Fundação Hospitalar Rio Negrinho já pense em dar um novo passo – implantar uma UTI Adulta.

Quem falou sobre o assunto com a reportagem do Nossas Notícias foi o diretor do hospital, Cláudio Marmentini.

Segundo ele, hoje a UTI Covid rio-negrinhense está com 40% de ocupação, o que equivale a quatro dos dez leitos disponíveis. Parte da manutenção desses leitos é feita através de recursos do Governo Federal, através de portaria ministerial.

“Nesse caso o recurso é referente a habilitação dos 10 leitos de UTI e o município somente faz o repasse, pois o recurso vem mensalmente fundo a fundo”, detalha. O valor a que o diretor se refere é de R$ 480 mil mensais, cujo projeto que oficializa a permissão para o repasse é enviado pela prefeitura e aprovado na Câmara de Vereadores.

UTI Adulto

Questionado sobre a diminuição considerável nos casos e também de internações por conta do Covid-19 e se a unidade já trabalha no sentido de adaptar ou criar um novo espaço para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) convencional , Marmentini afirma que a busca por essa habilitação já está sendo realizada.

“Estamos buscando a habilitação para 10 leitos de UTI adulto e já protocolamos projeto para adequação do espaço para atender a legislação. Vamos providenciar espaço e estrutura adequada para uma UTI adulto”, comentou o diretor.

“Esse protocolo do projeto de adequação é feito junto a Vigilância Estadual e a habilitação deve ser feita pelo Ministério da Saúde”, explica ainda.

Por se tratar de um processo bastante burocrático, Marmentini explica que o hospital já deu início ao processo e acompanha os trâmites para que tudo dê certo.

“Estamos caminhando em paralelo, com a aprovação do projeto e a habilitação, justamente para ganharmos tempo”, afirmou ainda o diretor da Fundação Hospitalar.

Ele também adianta que a UTI adulto deverá ser implantada em outro local, externo à FHRN.

“Vamos fazer em outro local, totalmente adequado às normas vigentes, naquele espaço não comporta. Continuamos com a UTI COVID funcionando enquanto providenciamos a outra, assim não paramos os atendimentos”, citou.

A respeito dos equipamentos que foram destinados a UTI Covid, Marmentini lembrou que alguns são do Estado, alguns são locados e alguns são do hospital.

“Quando formos equipar a UTI adulto vamos ver o que podemos utilizar do que já temos, não sabemos se o Estado vai deixar no hospital os equipamentos cedidos ou não. Vamos tratar disso mais a frente”, encerrou.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram