Nossas Notícias

Escola Luiz Bernardo Olsen, em Volta Grande, promove concurso de declamação com o tema “Onde Reside o Amor”; inscrições seguem até esta sexta-feira

RIO NEGRINHO. A Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, do Distrito de Volta Grande, está promovendo o Concurso de Declamação de Poesias: “Onde reside o amor” com objetivo de desenvolver o gosto pela poesia e pela interpretação, incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos estudantes dos sextos, sétimos, oitavos e nonos anos do ensino fundamental, assim como dos alunos do ensino médio.

De acordo com a diretora Katia Jung Hitel, todos os anos a escola faz o concurso, porém ano passado não foi possível devido a pandemia.

“Esse ano decidimos dar continuidade seguindo todas as regras de restrições. O tema escolhido ‘onde reside o amor’ surgiu a partir de um projeto maravilhoso desenvolvido com algumas turmas. Além da declamação, será escolhida a melhor poesia de autoria própria”, cita.

“No dia da declamação também teremos apresentações culturais como a envolvendo alunos e também a banda da escola. Além de despertar o interesse pela leitura de poesias e escrita, a iniciativa também tem como objetivo expressar sentimentos e emoções tendo como pesquisa os escritores brasileiros e locais, que inclusive participaram do projeto através de vídeos gravados para os alunos, foi lindo”, conta a diretora.

Ela frisou que a expectativa é atingir o maior número de alunos a participantes, lembrando que em um período de retorno às atividades escolares, é uma atividade desafiadora.

“Mas os professores envolvidos estão muito motivados e os resultados são maravilhosos”.

Poderão participar do concurso os estudantes dos anos citados, os quais serão divididos nas categorias: A para o sexto e sétimo anos, B para o oitavo e nono anos e C para o ensino médio. Haverá também premiação para categoria melhor poema escrito, desde que de autoria própria. As inscrições acontecem até esta sexta-feira, 24 de setembro.

A ficha de inscrição está disponível com os professores responsáveis pelo concurso e os itens da ficha devem ser todos preenchidos e devolvidos aos professores, tendo em anexo a poesia que será declamada pelo estudante e sinalizado se a poesia for de autoria própria. O concurso de declamação será realizado no dia 06 de outubro.

As poesias serão avaliadas por uma comissão julgadora, composta por três membros que escolherá os três ganhadores em cada categoria com premiação de primeiro, segundo e terceiro lugar. A comissão julgadora também escolherá um vencedor na categoria “Autoria Própria”. Os critérios para julgamento serão: criatividade, oratória e desenvoltura e dicção.

Para premiação da categoria “Autoria Própria” serão avaliados os critérios: criatividade (composição e declamação), originalidade (autoria própria), rima, ritmo, musicalidade e sonoridade e comunicação (transmissão de ideia).

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram