Nossas Notícias

Rio Negrinho: tomógrafo da Fundação Hospitalar entrará em funcionamento a partir de agosto, confirma diretor

RIO NEGRINHO Devidamente instalado e calibrado, o tomógrafo adquirido no final do ano passado pela Fundação Hospitalar Rio Negrinho deverá entrar em funcionamento para atendimento à comunidade nos primeiros dias de agosto. O objetivo é realizar de 350 a 400 tomografias mensalmente e trazer mais comodidade para quem precisa de exames a partir do equipamento.

“Realizamos alguns exames internos, acompanhados dos técnicos da Canon, para treinamento dos nossos profissionais, além de realizarmos as devidas calibrações no equipamento e no sistema. Para entrar em funcionamento, para realização de exames externos, temos que finalizar a obra do Centro de Imagem”, explica o diretor administrativo da FHRN, Cláudio Marmentini.

Ainda segundo ele, o mesmo ainda não está em funcionamento para realização de exames externos, pois é necessária a finalização da obra física – para receber o equipamento, a unidade de saúde fez uma série de adequações e ampliações no espaço ocupado pelo setor de radiologia e que também passará a oferecer o serviço de raio-x digital, em substituição ao procedimento de forma analógica.

Além da comodidade, o tomógrafo também deverá representar uma economia mensal de cerca de R$ 7 mil. Os números tomam como base uma média de procedimentos realizados até então na Fundação Hospitalar, quando os pacientes precisavam se deslocar geralmente para São Bento do Sul ou Mafra. “Em média são realizadas 25 tomografias/mês de pacientes internados”, cita Marmentini.

“Assim que o equipamento estiver operando normalmente, estaremos realizando exames no momento em que o mesmo for solicitado pelo profissional médico. Com isso, o médico consegue diagnosticar o paciente mais rápido, podendo indicar o tratamento adequado de
imediato, ou solicitar a transferência para uma unidade de alta complexidade, agilizando o
atendimento e a resolução do problema”, comenta ainda o diretor.

A tomografia é uma espécie de raio-x que “enxerga” em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. De resultado rápido, está disponível para o diagnóstico de lesões ortopédicas e na investigação de doenças, como câncer e AVC. Embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias também são identificados. Além do tomógrafo, o raio-x digital também entrará em funcionamento. Saiba mais clicando no link abaixo:
https://nossasnoticias.com.br/rio-negrinho-tomografo-da-fundacao-hospitalar-entrara-em-funcionamento-a-partir-de-agosto-confirma-diretor/

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram